A tecnologia tem sido fundamental no enfrentamento ao coronavírus. Não só disponibilizando informação para a população, como também permitindo que o isolamento social seja realizado de forma a impactar da menor maneira possível os serviços do Estado de Minas Gerais e o dia a dia do cidadão.

A Prodemge tem sido fundamental nesse processo e presta toda a assistência necessária aos órgãos e entidades da gestão pública estadual.

 

icone hosp wifi Wi-fi, telefonia e internet no hospital de campanha

A Prodemge instalou a infraestrutura de rede com link de comunicação que vai fornecer wi-fi, telefonia e Internet para cerca de 900 profissionais que trabalharão no hospital de campanha que o governo estadual está montando no Expominas, quando ele estiver em pleno funcionamento.

São sete pontos de aceso wi-fi, um link de 1 GB que pode ser expandido até 10 GB se for necessário e o sistema de telefonia integrado à estrutura da Cidade Administrativa, que também é administrada pela Prodemge. A solução comporta a utilização de ferramentas de telemedicina e videoconferência e foi estruturada utilizando a rede óptica da Companhia.

 

icone mgdrive Expresso Drive

Liberação da solução de armazenamento de arquivos em nuvem (Expresso Drive) da Prodemge, facilitando a realização das atividades dos servidores públicos estaduais durante a quarentena. O acesso está sendo mediado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), sem custos para o governo.

O ExpressoDrive permite o compartilhamento de documentos entre usuários de forma rápida e simples, além de possibilitar a sincronização de arquivos entre o dispositivo do usuário e a área de armazenamento remota da nuvem. O uso de certificação digital web garante a identificação, a privacidade e a integridade dos dados que trafegam entre o navegador do usuário e o servidor da solução, que conta ainda com toda a segurança do data center Prodemge.

 

icone fhemig AVA AVA Fhemig

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) buscou a parceria da Prodemge para capacitar a distância a equipe técnica – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais da fundação – que atua na linha de frente de combate ao vírus e potencializar suas ações.

O trabalho envolveu a reestruturação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Fhemig (ead.fhemig.mg.gov.br); a criação do banner e a alteração da página principal do site, customizando-o com a campanha de combate ao Covid-19, tornando mais fácil o uso da plataforma; a implementação, a configuração, a estruturação e a disponibilização de nove cursos de terceiros na plataforma; e a realização de filmagens com especialistas apresentando o uso dos respiradores para os pacientes afetados, que serão utilizadas para o desenvolvimento de novos cursos.

 

 Teletrabalho com segurança - VPN (rede privada virtual)

Para apoiar o governo de Minas Gerais no enfrentamento à pandemia do Covid-19, a Companhia está provendo uma infraestrutura de rede privada virtual (VPN) para atender a determinação de trabalho remoto dos servidores estaduais. A VPN garantirá a segurança das informações trafegadas pela internet e a continuidade da prestação de serviços públicos.
Cerca de seis mil túneis de VPN, que permitirão o acesso a sistemas hospedados no mainframe ou que não estão na internet – essa quantidade poderá crescer conforme a demanda.

A equipe da Prodemge também está, em sua maioria, em regime de teletrabalho, e conta com cerca de 1.200 túneis de VPN.

 

 Videoconferência para plantão digital da PCMG

A Polícia Civil está utilizando a solução de videoconferência da Rede Governo instalada no datacenter da Prodemge para viabilizar a implantação do seu projeto “Plantão Digital”. Nele, duas unidades podem fazer a elaboração de procedimentos policiais por meio de acesso remoto e evitar o deslocamento físico de pessoas entre os locais de trabalho.

O piloto do Plantão Digital está sendo aplicado na 3ª DPLAN Barreiro e na Delegacia Regional de Nova Lima desde fevereiro. A Prodemge também está trabalhando em uma solução integrada ao PCNet, cujo protótipo entrará em fase de teste em breve.

 

icone videoconf Soluções de videoconferência

 

 Mapas de avanço Covid-19, dengue, zika e chicungunya - MGapp

Para informar a população mineira sobre a situação da pandemia da Covid-19, o governo estadual, por meio da Prodemge, disponibilizou o Mapa Covid-19 no MGapp.

Os cidadãos podem visualizar graficamente como está a evolução da doença em Minas Gerais, visualizando a quantidade de casos confirmados ou suspeitos em cada cidade.

O mapa é atualizado diariamente a partir das informações dos boletins e informes epidemiológicos do coronavírus divulgados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde. O MGapp também apresenta os mapas da dengue, zika e chicungunya, que avançam no estado e devem ser motivo de atenção dos cidadãos.

Para acessar os mapas na palma da sua mão, entre no menu “Saúde” no MGapp.

Para fazer o download do MGapp: para iOS, clique aqui. Para Android, clique aqui.

 

icone geo Dados georreferenciados para mapear índice de permanência domiciliar durante quarentena

Por meio da Prodemge, o governo do estado está utilizando painéis de controle que mostram o índice de permanência de pessoas em suas residências. É mais uma ferramenta que o estado terá disponível para enfrentar a pandemia do coronavírus no território mineiro.

A partir de dados geolocalizados de aproximadamente três milhões de dispositivos móveis no estado de Minas Gerais, é possível visualizar o índice de isolamento por munícipio e por área dentro desses limites. Os painéis também permitem a comparação da situação em Minas Gerais com outras cidades e estados brasileiros e mostra os dados dos últimos quatro dias.

Além do governador e do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, terão acesso aos painéis a Prodemge, o Gabinete Militar do Governador (GMG), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Policia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

 

 Telemedicina

A Prodemge produziu um levantamento comparativo técnico e financeiro de ferramentas de teleatendimento e telemedicina para auxiliar a Secretaria de Estado de Saúde (SES) nas ações de combate ao coronavírus. Além da SES, o projeto conta com a parceria da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Seplag.

 

 EaD sobre lógica e programação

Implantação de curso EaD sobre lógica e programação para 75 crianças da rede estadual de ensino, utilizando os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular para os projetos a serem desenvolvidos. O projeto está sendo conduzido em conjunto pela Prodemge, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e CodeBuddy, fornecedora da plataforma. Assim que acabar a quarentena, o treinamento será presencial em Uaitecs.

 

 Serviços Prodemge

Atendimento Prodemge


A Prodemge está funcionando com a maior parte de seus empregados em teletrabalho. Os canais de atendimento continuam disponíveis, permitindo que todos os clientes sejam atendidos prontamente.

Service Desk:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / 31 3339-1600
sdm.prodemge.gov.br – para os gestores de TI cadastrados

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

Parceiros