Backup e Restore

1) O que é backup?

Backup é uma cópia de dados de um dispositivo de armazenamento para outro com vistas à recuperação em caso de perda dos dados originais.

2) O que é restore?

Restore é o processo de restauração de dados e informações armazenadas em subsistemas de discos e/ou biblioteca de fitas.

3) O que é retenção?

Retenção é o período em que os dados e informações ficam retidos, guardados, armazenados na biblioteca de fitas e/ou subsistemas de discos.

4) Qual a modalidade de backup fornecido pela Prodemge?

O backup é realizado na modalidade de cópia automática dos dados e se refere à restauração, com o mínimo de interrupção no negócio, de informações corrompidas ou de dados perdidos em situações ocasionadas por eventuais falhas de equipamentos ou sistemas, erros humanos, desastres naturais e crimes cibernéticos.

5) Quais tipos de backup são realizados?

  1. Backup Incremental Diferencial: cópia dos arquivos modificados e/ou alterados com execução diária.
  2. Backup Completo: cópia completa com execução diária, semanal e/ou mensal.

6) Os procedimentos de backup são executados em qual horário?

Os procedimentos de backup são realizados de segunda a sexta-feira, no período noturno (de 20h a 8h), e em período integral durante os finais de semana.

7) Qual é a periodicidade de execução dos procedimentos de backup?

Diária, semanal e mensal.

8) Na Prodemge, qual o tempo de retenção dos arquivos de backup?

A retenção dos arquivos é de 7 (sete) a 120 (cento e vinte) dias se a funcionalidade do ambiente é de aplicação. Caso a funcionalidade do ambiente seja de banco de dados, a retenção é de até 35 (trinta e cinco) dias.

9) Qual é a diferença entre retenção dos arquivos e retenção das informações?

  1. Retenção de arquivos: é o período de tempo que o arquivo de backup fica guardado. Exemplo: O prazo de retenção de arquivos pode ser definido em dias ou em relação ao espaço em disco.
  2. Retenção de informações: é o período de tempo estabelecido pelo proprietário da informação ou por legislação específica para manter os registros no banco de dados. O tempo de retenção das informações é definido pelo proprietário da informação. Exemplo: De acordo com o Art. 11 (onze) da CLT, o direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em 5 (cinco) anos para o trabalhador urbano. Logo, todos os sistemas de gestão de RH devem manter, em banco de dados, as informações dos empregados por no mínimo 5 (cinco) anos.

10) As estações de trabalho podem ser inseridas nas rotinas de Backup e Restore?

Não. Dados armazenados em disco rígido local da estação de trabalho não estão incluídos nos procedimentos de Backup e Restore.

11) Quem é o responsável por definir quais arquivos devem ser incluídos nas rotinas de backup?

  1. Ambiente de administração Prodemge: A equipe Prodemge é a responsável por definir os arquivos críticos a serem incluídos na rotina de backup.
  2. Ambiente de administração Cliente: O cliente é o responsável por definir os arquivos críticos para o seu negócio e especificar aqueles a serem incluídos na rotina de backup.

12) Como solicitar um procedimento de Backup ou Restore?

Deve-se entrar em contato com o executivo de Negócios da Prodemge, o qual se responsabilizará pelo início dos trâmites internos relativos à demanda.

 

Mais informações devem ser obtidas com o executivo de Negócios ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Certificação Digital

Dúvidas referentes aos certificados digitais oferecidos pela Prodemge podem ser esclarecidas no site da Certificação, na seção Dúvidas frequentes.


Linha de Informações do Governo - LIG-Minas 155


O LIG-Minas é uma central de atendimento telefônico pela qual o usuário obtém informações sobre os serviços prestados pelas instituições integrantes do governo de Minas: agropecuária e vida rural; água e saneamento; arte e cultura; assistência social; concursos públicos; contas e impostos; criança e adolescente; cursos e capacitação; direitos e cidadania; documentos e certidões; educação; empréstimos e financiamentos; esporte e lazer; habitação; licitações e leilões; luz; meio ambiente; seu negócio; mulher; pessoa com deficiência; publicações; saúde; segurança e defesa; tecnologia e informática; terceira idade; trabalho e estágio; transporte; turismo; e veículos.

Para as cidades do estado de Minas Gerais, o número de atendimento do LIG-Minas é 155.
Para ligações de outros estados, o número para atendimento é (31) 3303-7999.
Outra forma de obter essas informações é pelo portal Minas On Line - www.mg.gov.br.

Registro de domínio mg.gov.br

Este tópico contém informações para o registro de domínio de prefeituras, câmaras municipais e outras entidades da Administração Pública Municipal.

Para atualização de cadastro, registro de novo domínio, troca de provedor de hospedagem ou outras alterações de domínio, deve-se seguir os procedimentos descritos no documento Procedimentos para Criação ou Alteração de Domínios (clique aqui para baixar).

Veja também os seguintes documentos com instruções complementares e o formulário para preenchimento:

- Instruções para preenchimento do formulário (clique aqui para baixar)  

- Orientações para assinatura digital de documentos (clique aqui para baixar)  

- Formulário de registro/alteração de domínio  (clique aqui para baixar)

Atenção! Para registrar um novo domínio, é necessário obter autorização da governança eletrônica (exceto no caso de domínios de prefeituras e câmaras municipais). Para informações de como solicitar, leia o item II, página 2 do documento Procedimentos para Criação ou Alteração de Domínios.

Observações:

1) O formulário de registro/alteração de domínio deverá ser assinado digitalmente ou de forma manuscrita (no caso de formulário impresso).

2) Para prefeituras municipais, a assinatura deverá ser da entidade (apenas assinatura digital) ou do prefeito (assinatura digital ou manuscrita).

3) Para câmaras municipais, a assinatura deverá ser da entidade (apenas assinatura digital) ou do presidente da Câmara (assinatura digital ou manuscrita).

4) Para demais entidades da Administração Pública Municipal, a assinatura deverá ser da entidade (apenas assinatura digital) ou do dirigente máximo da entidade (para assinatura digital ou manuscrita).

5) A assinatura digital requer certificado digital válido na cadeia ICP-Brasil (http://www.iti.gov.br/icp-brasil), para formulário eletrônico enviado por e-mail.

6) No caso de formulário impresso e enviado pelos Correios, a assinatura manuscrita deve ter firma reconhecida em cartório. O formulário deve ser enviado para o endereço Rua da Bahia, 2.277, bairro Lourdes, Belo Horizonte/MG, CEP 30160-019, aos cuidados da Gerência de Atendimento.

Envio de formulários, dúvidas e esclarecimentos sobre registro de domínio de entidades públicas municipais podem ser obtidos escrevendo para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Atenção! Para as entidades do Poder Público Estadual, Legislativo e Judiciário, as solicitações devem ser encaminhadas para o Service Desk Prodemge por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone: (31) 3339-1600. 

Uso o gerenciador de impressão e o meu terminal Prodemge não está imprimindo. O que devo fazer?

Dúvidas relacionadas ao gerenciador de impressão RPM 1.22c (para windows XP ou anteriores) ou RPM Elite (para Windows 7 ou Windows 10) podem ser esclarecidas por meio dos tutoriais abaixo:

Gerenciamento de impressão usando o RPM - Windows 10

Gerenciamento de impressão usando o RPM - Windows 7

Gerenciamento de impressão usando o RPM - Windows XP

 

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

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