Com apenas três quilômetros quadrados de extensão territorial, Santa Cruz de Minas é o menor município do Brasil. O desconhecimento do pequeno município é proporcional ao seu tamanho. Mas, basta um clique no mouse que os 39 milhões de usuários da internet no Brasil, e o 1,5 bilhão de usuários no mundo, podem navegar pelo Estado de Minas Gerais e obter as principais informações das 853 cidades mineiras. Isso é possível porque os dados estão concentrados em um único lugar, o Datagerais, maior fonte de dados atualizados e históricos sobre Minas.

Desenvolvido pelo Governo de Minas, em parceria com a Fundação João Pinheiro, com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e com a Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de Minas gerais (Fapemig), o site reúne indicadores estatísticos de todos os municípios.

O site dispõe, de forma simples, informações sobre todo o território, auxiliando a elaboração de políticas mais focadas. "Possibilita, ainda, que o cidadão faça pesquisas, monitore a gestão pública e cobre resultados de seus representantes", ressalta Betânia Peixoto, doutora em Economia e coordenadora do projeto.

Pioneirismo

O Datagerais, no ar desde 2005, surgiu com o objetivo de centralizar e padronizar as informações. "Antes, os dados estavam espalhados e isolados, sem padrão de formatação e de metodologia", explica Peixoto. No país não existe outro portal desse tipo, que engloba uma base ampla e confiável de dados, seja para fins de pesquisa, para nortear políticas do Estado, investimentos de empresas privadas ou acompanhamento do cidadão. O projeto se espelhou em grandes referências, como o portal norte-americano da United National Statistical e o do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Desde 2008, os dez pesquisadores da Fundação João Pinheiro empenhados em organizar, sistematizar e atualizar o site estão trabalhando na certificação dos indicadores para melhorar a qualidade e a confiabilidade das informações. "Estamos disponibilizando as metodologias de obtenção dos dados e padronizando o conteúdo como, por exemplo, unidades de medida e forma de apresentação", diz Peixoto.

O site conta com uma multiplicidade de indicadores, divididos em grandes áreas como atividade econômica, emprego, renda, pobreza, educação, saúde e violência. Cada grande área se desdobra em vários outros dados. As informações podem ser obtidas em escala municipal e estadual, e ainda há possibilidade de fazer comparação temporal, isto é, avaliação dos indicadores por ano.

Muitos dados já eram produzidos e fornecidos pela Fundação João Pinheiro, porém, não eram tão acessíveis. "Antes, disponibilizávamos somente quando alguém solicitava. Dependia de um contato com a assessoria da Instituição, que, por sua vez, pedia ao grupo de pesquisadores responsáveis pelos indicadores. Com o Datagerais, as informações públicas estão disponíveis 24 horas e online para o público", enfatiza a coordenadora. Outras informações passaram a ser elaboradas pela própria demanda do site. "Para gerar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por exemplo, necessita-se de uma série de outros dados, que também foram sistematizados para constar no portal".

Gestão em foco

As informações podem ser utilizadas para orientar a gestão pública na definição de planos, prioridades e projetos a serem implantados nos municípios. "Uma vez que o Estado tem indicadores organizados e fáceis de visualizar, os dados transformam-se em importantes informações, que podem ser integradas ao planejamento estratégico do município", destaca a coordenadora. A partir de indicadores disponíveis no portal, como renda e desemprego, é possível identificar regiões carentes, que precisam de mais investimento.

O doutorando em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Glauco José de Matos Umbelino, utiliza o portal desde sua graduação. "Pesquisei no Datagerais durante toda minha trajetória acadêmica. Foi fundamental para minha tese de mestrado, quando fiz um levantamento do perfil das pessoas que vivem em áreas de risco de inundação e deslizamento. Foi necessário recorrer a dados como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), População Rural e Urbana e Índice Mineiro de Responsabilidade Social", relembra.

O objetivo do site de oferecer uma estrutura simples, democratizando a consulta e a compreensão das informações, tem sido alcançado. Como o portal e seus dados são de acesso livre, é uma forma dos cidadãos monitorarem as ações públicas e cobrarem resultados e soluções de seus representantes.

Outro benefício é voltado exclusivamente para a iniciativa privada. "O empresário pode identificar municípios ou regiões que precisam de investimento. O levantamento de dados é um primeiro passo, que pode substituir uma pesquisa de mercado", exemplifica Betânia Peixoto.

Fonte: Agência Minas, 5/4/2010

 

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com