Acordo de cooperação técnica foi assinado pelo secretário em Brasília

O secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds), Maurício Campos Júnior, e o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Ricardo Brissola Balestreri, representando o Ministério da Justiça, assinaram na tarde de ontem Acordo de Cooperação Técnica. O acordo prevê a realização de estudos voltados para a adoção do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) como sistema a ser disponibilizado para os demais estados brasileiros, visando criar um Índice Nacional de Ocorrências.

O objetivo é estabelecer o método de Integração de Gestão em Segurança Pública (Igesp) e o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), praticados em Minas Gerais, como a medida padrão em todo o território nacional. A parceria foi firmada durante a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), realizada em Brasília. “Minas Gerais tem um sistema de registros de ocorrências policiais que é o mais aprimorado do País”, enfatizou Ricardo Balestreri, ao comentar a importância do documento.

Implantado em Belo Horizonte em 2005 e, no decorrer de 2007, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o serviço permite que as ocorrências registradas por policiais Militares, Civis e do Corpo de Bombeiros sejam armazenadas de forma unificada e cheguem ao conhecimento das autoridades policiais, Ministério Público e Judiciário no momento em que forem inseridas no sistema.

Um grupo de trabalho constituído pela Senasp e representantes dos estados de Minas, Paraíba, Sergipe, Piauí e Roraima será responsável pela expansão nacional do Reds. De acordo com o secretário Ricardo Balestreri, os trabalhos do grupo começam na próxima semana.

Padronização

Para Balestreri, a expansão do serviço a outros estados será uma forma de padronizar as informações e dados relativos à segurança pública, além de orientar estratégias de combate à violência. “Temos hoje sistemas muito diferenciados de registros de ocorrências, o que nos coloca por diversas vezes em desvantagem nas discussões em foros internacionais.”

Na avaliação do titular da Senasp, a unificação do sistema vai favorecer a tarefa de pesquisadores sobre os índices de criminalidade e o planejamento das ações e estudos de combate à violência. Hoje, Balestreri antecipou que a própria Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) deverá financiar a estruturação dos sistemas, disponibilizando computadores de bordo para as viaturas policiais.

O secretário Maurício Campos Júnior acredita que, assim como foi fundamental para Minas na redução dos índices de criminalidade, o Reds será também uma ferramenta valiosa para os outros estados.

Ele citou o papel de destaque que o sistema teve na redução da criminalidade em Minas. “Depois da sua implantação, aprimoramos as estratégias de combate das polícias Civil e Militar e, como conseqüência, vimos cair o índice de crimes no Estado. Acredito que essa experiência deve se repetir no restante do País respeitando, é claro, as particularidades de cada federação.”

Maurício Campos Júnior fez questão de ressaltar, no entanto, que os bons resultados alcançados em Minas não se devem apenas ao Reds, mas à política de integração adotada no Estado.

Matéria publicada no Minas Gerais de 28/8/2009

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com