Desenvolvido pela Prodemge, o Portal da Transparência é uma ferramenta via web que dá ao cidadão comum acesso a informações dos gastos públicos do Estado, onde se pode encontrar informações sobre transferências de recursos, gastos diretos, servidores, receitas previstas, dentre outras.

O Portal da Transparência foi totalmente reformulado por uma equipe da Gerência de Sistemas Administrativos (GSA) em conjunto com a Gerência de Construção Web e Mobile (GCW), participação da Gerência de Banco de Dados (GBD) e da Gerência de Solução de Inteligência de Negócios (GIG), sendo relançado em dezembro de 2015.

Menos de seis meses depois, o cliente Controladoria Geral do Estado (CGE) comemora os resultados obtidos. O número de pessoas que acessam mensalmente o Portal da Transparência do Governo de Minas Gerais pulou de 28,6 mil, em 2015, para 58,9 mil, em 2016, um aumento de mais de 100%. O índice leva em consideração a média das consultas registradas nos primeiros meses deste ano em comparação com os números mensais do ano passado.

Uma das razões para o crescimento, de acordo com a CGE, foi a reformulação tecnológica e funcional do portal, que facilitou o acesso do cidadão à informação. As mudanças possibilitaram novas consultas, como despesa por órgão, função, programa e público alvo, além da remuneração de pessoal por faixa salarial, conta o controlador-geral do Estado em exercício, Dany Andrey Secco.

Ainda mais acessível e transparente

De acordo com o analista da Prodemge Luiz Moreira, o aumento se deve à reformulação, que fez o portal se tornar ainda mais acessível e transparente para o cidadão. Ainda segundo Luiz, nessa nova versão, as informações são mais aprofundadas e atendem a todas as necessidades apresentadas na política pública de transparência, participação e controle social da CGE, implementada de acordo com a Lei 12.527/2011, de Acesso à Informação.

Entre as novidades do Portal da Transparência, pode-se destacar a criação das abas “Planejamentos e Resultados” e “Contas do Governador”, que disponibilizam documentos como o Programa Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), além de informações sobre a gestão fiscal do Estado. O novo site também permite aos usuários quatro possibilidades para consultar no campo “Despesas”: por órgão, fornecedor, programas e função, além de gerar gráficos interativos para facilitar a compreensão dos dados. O novo portal pode ser acessado pelo endereço http://www.transparencia.mg.gov.br/.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com