Em funcionamento desde abril deste ano, o Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica - SIGAF - tem uma nova versão, após ter sido absorvido pela Prodemge no final de 2015.
Uma equipe da Gerência de Sistemas de Saúde da Prodemge realizou um amplo trabalho de reformulação do sistema, que teve que ser adaptado para se adequar à regionalização da assistência farmacêutica e cooperação técnica com os municípios mineiros, instituída pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio do Programa Farmácia de Todos.
Com esse programa, a SES está buscando não só ampliar o número de medicamentos fornecidos, mas fazer com que esses medicamentos estejam disponíveis a todo o conjunto de municípios mineiros. As principais mudanças que o “Farmácia de Todos” traz são a retomada do processo de compra pelos municípios e o investimento na estrutura da rede física para melhores condições de atendimento à população.
Como explica o analista de sistemas Ronaldo Nascimento, a regionalização da assistência farmacêutica é uma das melhorias estabelecidas com o Programa Farmácia de Todos e consiste no novo modelo de aquisição e distribuição de medicamentos em Minas Gerais. “O Estado disponibiliza Atas de Registro de Preço, para aquisição de medicamentos e insumos, e os municípios fazem suas estimativas e solicitações através do SIGAF. O sistema foi totalmente adequado para atender a nova forma de aquisição e distribuição dos medicamentos, que antes era um processo centralizado”, conta Ronaldo.
Mais agilidade, menos desperdício
O SIGAF tem atualmente cerca de 10 mil usuários, dentre servidores das farmácias municipais, secretarias municipais de saúde e o órgão central da SES. Dentre as várias melhorias trazidas pelo sistema, está a maior agilidade na entrega dos medicamentos, além da possibilidade de intercâmbio de medicamentos entre as farmácias municipais, evitando o desabastecimento e o desperdício, com a perda da validade de medicamentos.
O analista de sistemas Leandro Martins ressalta que ainda há muitas implementações a serem feitas no sistema, como a implantação de uma solução para acompanhamento das solicitações de medicamentos de alto custo e do módulo que tratará das questões judiciais para fornecimento de medicamentos, além de integrações com sistema de medicamentos do governo federal e com o SIAD. “O SIGAF trouxe condições adequadas para a otimização do sistema logístico de produtos farmacêuticos e, principalmente, melhorou a assistência farmacêutica e o atendimento aos usuários do SUS. Ainda faremos muito mais”, finaliza Leandro.