certicacao interiorizacao

Proprietário do escritório de contabilidade Lavile há quatro anos e com duas décadas de experiência na área, Leonardo César Clementino Silva soube da abertura de um posto de atendimento da Prodemge em Divinópolis por meio do site da Junta Comercial (Jucemg). Para ele, foi a oportunidade de tornar mais fácil a certificação digital para a clientela do escritório.

“A gente ouvia falar bem da Prodemge, mas não usava porque só tinha atendimento em Belo Horizonte, o que era uma dificuldade para os nossos clientes. Eles gostaram da opção também por dentro da UAI. Sentem-se mais seguros, pois é um local que concentra vários serviços públicos”, explica Leonardo, que elogia a rapidez no atendimento e os preços, que, segundo ele, estão dentro da média do mercado.

Miriam Barbosa Nogueira Amaral, da Razão Assessoria Contábil, destaca a boa disponibilidade de horários para agendamento da validação presencial como fator determinante para a escolha do certificado digital da Prodemge. É a opção que tem recomendado aos clientes do escritório, sediado em Carmo do Cajuru, a 12 quilômetros de Divinópolis. “É digno de elogio também o esforço da Prodemge em reduzir ao máximo a burocracia, como a dispensa de cópias da documentação”, comenta a contadora.

Serviços públicos

A localização dentro da UAI também contribuiu para a contadora Simone Gonçalves Filho escolher o certificado digital da Prodemge. “Quando vimos no site da UAI que tinha um posto da Prodemge, resolvemos fazer um teste, encaminhando alguns clientes. Eles ficaram muito satisfeitos com o atendimento. Então vamos continuar indicando”, afirma Simone.

Essas histórias de contadores e pequenas empresas clientes de Divinópolis realizam a meta da política de interiorização posta em prática pela Prodemge a partir de 2015. Foram abertos 16 postos de atendimento em UAIs de 16 cidades, cobrindo todos os Territórios de Desenvolvimento definidos pela política de Fóruns Regionais de Governo.

Obrigatoriedade

Além disso, a interiorização ocorre num momento de expansão da obrigatoriedade do certificado digital nas operações das pequenas empresas e também de instituições públicas como prefeituras e câmaras municipais.

Neste ano, por exemplo, o certificado digital passou a ser exigido de empresas do Simples Nacional com mais de três empregados para enviar informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias para a Receita Federal. Já está em vigor também a obrigatoriedade da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NF-e) para as casas comerciais com faturamento superior a R$ 360 mil por ano. Alterações nos contratos sociais também passaram a ser feitas mediante certificado digital dos sócios.

Já nas prefeituras, o prefeito e o vice-prefeito, pelo menos, devem ter o certificado digital para que a administração municipal tenha acesso ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O fornecimento de dados fiscais, financeiros e contábeis, por meio do Siconfi, é obrigatório para as prefeituras.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com