Na manhã do dia 29/8, a Prodemge teve seu certificado digital Autoridade Certificadora de 1º nível assinado pela Autoridade Certificadora Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, no ambiente tecnológico do ITI/AC Raiz, no Palácio do Planalto, em Brasília. Com isso, a Companhia está agora autorizada a emitir os certificados digitais como AC de 1º nível, impulsionando ainda mais, e em novas frentes, essa linha de serviços em que a Prodemge atua de forma pioneira no estado e no país.

"Os benefícios trazidos pela certificação digital, como o ganho de rastreabilidade e confiabilidade, são inegáveis. Sou um defensor da massificação do uso do certificado digital, em função da redução de custos e da burocracia, com aumento expressivo de segurança e agilidade. Acredito que os estados têm um papel muito importante no sentido de dar ainda mais utilidade para o certificado digital. Minas Gerais tem uma quantidade de municípios grande e o papel da Prodemge nesse processo se torna fundamental, fomentando a segurança e a agilidade no serviço público", afirmou, na ocasião, o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Rafaelo Abritta.

A cerimônia de certificação, ocorrida na sala cofre da ICP-Brasil, foi realizada com a presença dos representantes legais da Prodemge, o presidente Paulo Moura e o diretor de Negócios, Gustavo Prado, além da superintendente de Certificação Digital da Prodemge, Jacira Reis. Participaram também da cerimônia os coordenadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e representantes legais de outros órgãos do Governo Federal, detentores de chaves criptografadas da AC Raiz, reunindo ao todo 8 pessoas, que validaram o certificado digital da Autoridade Certificadora de 1º nível - AC Prodemge BR, em um processo que passou por 6 etapas de segurança distintas.

Marco tecnológico

A Prodemge é a primeira empresa pública estadual a se tornar uma Autoridade Certificadora de 1º nível no Brasil. "É muito importante o fato de sermos a primeira empresa pública estadual a obter essa certificação no país. Esse é um marco tecnológico para nós, que comprova nossa eficiência e nos coloca como uma referência para as empresas co-irmãs no país inteiro. Estamos agora agregando mais essa nova tecnologia e esperamos que, com ela, tenhamos uma importante fonte de receita para que possamos continuar investindo nos projetos para os quais a empresa sempre esteve voltada, fazendo-nos evoluir sempre", declarou o presidente Paulo Moura.

Em 2015, a Prodemge iniciou os trabalhos internos para o processo de credenciamento da Autoridade Certificadora de 1º nível. Um grande esforço foi empreendido por uma equipe multidisciplinar, envolvendo todas as diretorias da Companhia. "O recebimento do certificado digital de Autoridade Certificadora de 1º nível é um momento muito especial na história da Prodemge e as pessoas certamente podem se orgulhar dessa conquista, pois deixaram absolutamente clara sua competência e capacidade técnica. Temos a certeza de que teremos um rápido retorno do investimento realizado, que foi, inclusive, bem reduzido em razão das parcerias realizadas. Além disso, temos um ganho enorme em termos de posicionamento estratégico e de perpetuidade de um novo negócio que se abre para a Companhia. A Prodemge vive agora uma etapa de importante transformação", afirmou o diretor Gustavo Prado.

Segundo a superintendente de Certificação Digital, Jacira Reis, o empenho e a adesão dos profissionais em todas as etapas do projeto foram elementos decisivos para o credenciamento da Prodemge como AC Nível 1. "A empresa investiu em seu capital intelectual, montamos uma equipe muito comprometida, que trabalha unida para a obtenção desses resultados. Fomos muito bem avaliados pelo ITI e ainda temos muitas etapas pela frente, de forma a garantir a plena viabilidade das ações da Autoridade Certificadora de 1º nível - AC Prodemge BR e de todas as outras atividades da Prodemge ligadas à certificação digital”, explicou.

Com a certificação da Prodemge ocorrida ontem, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras passa a contar agora com 17 ACs de 1° nível: Serpro, Receita Federal, Caixa Econômica, Casa da Moeda, AC Jus, Presidência da República, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Ministério das Relações Internacionais, Ministério da Defesa, Serasa, Certisign, Soluti, Valid, Digitalsign, Boa Vista, Safeweb e Prodemge.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com