A rede de comunicação de dados mantida e administrada pela Prodemge, assim como a estrutura corporativa que a suporta, foram apresentados aos profissionais da Companhia em palestras realizadas nos dias 4 e 9 de outubro, na unidade Augusto de Lima e na plenária da Cidade Administrativa.

O superintendente de Redes, Augusto Zadra, fez a abertura dos eventos, afirmando: “a Prodemge teve ganhos significativos na perspectiva de continuidade da empresa, com a implantação de uma rede de alta velocidade, podendo oferecer maior qualidade e custo mais atrativo para seus clientes”. Segundo Augusto Zadra, outro fato que merece destaque foi que a empresa assumiu a administração e gestão da infraestrutura de rede da CA, uma rede altamente complexa e de dimensões expressivas. Além disso, outros serviços puderam ser disponibilizados ao longo dos últimos quatro anos, como rede wi-fi da rodoviária de BH, através da Codemge, comunicação de alta velocidade para o DEER-MG e tantas outras ações que, como afirmou o superintendente, “elevam a Prodemge a um outro patamar no que se refere à gestão de soluções de comunicação de dados no Estado”.

O gerente de Engenharia de Redes, Welington Faria, apresentou a rede ótica de alta velocidade da Prodemge, que opera com capacidade de transmissão de até 4 terabps (terabits por segundo) e já reúne vários órgãos em sua estrutura com alta disponibilidade, implantada na região central de Belo Horizonte, além da rota Prodemge – Cidade Administrativa, somando cerca de 111 quilômetros de cabos de fibra. Além disso, Welington ressaltou o trabalho intenso realizado em parceria com os especialistas em geoprocessamento da Prodemge na construção de uma solução robusta e eficiente para a administração de toda essa rede, garantindo sua operação e seu pronto reestabelecimento no caso de problemas técnicos.

O gerente de Redes, Cláudio Rinco, apresentou números relativos à estrutura de rede mantida e administrada pela Prodemge, esclarecendo que hoje, com o projeto da rede ótica integrado à Rede Governo já existente, está sendo possível aumentar muito a qualidade dos serviços prestados. “É claro de que as aplicações têm consumido cada vez mais dados, ofertando uma infinidade de serviços, de voz, transferência de imagens, e acesso remoto para manutenção, por exemplo. Estamos preparados para oferecer toda a infraestrutura necessária para que os serviços ao cidadão possam ser prestados de forma rápida e eficiente”, explica Rinco.

Rede da CA

A Prodemge assumiu, em 18/4/2017, a administração de rede da CA, englobando todos os serviços de operação, gerenciamento, monitoramento, suporte técnico, manutenção preventiva e corretiva de toda a infraestrutura da rede de voz, dados, segurança, controle de acesso, automação predial, videoconferência, nobreak e grupo gerador em uso. Os serviços são utilizados por cerca de 16 mil servidores e empregados públicos, além de 3 mil visitantes diários que ocupam as dependências da CA. O trabalho realizado pela equipe da Superintendência de Redes desde então foi mostrado nas palestras, revelando o desafio desse projeto assumido pela Prodemge e realizado pela equipe com o reconhecimento do cliente e a implementação de uma série de melhorias técnicas, apresentadas por Kênia Souza e Márcio Faul .

Expresso MGDrive

Outro importante ponto, apresentado por Humberto Brandão, foi a solução colaborativa ExpressoMG Drive, que permite armazenar, compartilhar, sincronizar arquivos, bem como trabalhar simultaneamente entre colaboradores. A solução ganha uma nova dimensão a partir da nova configuração da rede Prodemge, viabilizando o acesso e compartilhamento de arquivos e documentos de forma rápida e muito segura.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com