O Infoscip - Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico, em funcionamento no Estado desde 2012, recebeu novas implementações feitas pela equipe de Sistemas de Segurança Militar. Trata-se da construção de novas funcionalidades e reestruturação de funções já existentes, relativas ao processo de análise e vistoria de projetos para concessão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que permitiram a expansão do sistema para o interior do Estado.

Desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em parceria com a Prodemge, o Infoscip tem por objetivo simplificar as ações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico, possibilitando a tramitação digital dos processos de cadastro de projetos, análise, recursos, vistorias, emissão e renovação de AVCB’s, por meio da internet.

Interiorização

“Do ponto de vista estratégico, o Infoscip, sem dúvida, é uma ferramenta essencial para a instituição, pois permite gerenciar o Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico em tempo real, sendo uma fonte confiável de estatísticas e de informações que subsidiam o Comando da Corporação quando da tomada de decisões no setor de prevenção”, afirma o Capitão BM Rocha, Chefe da Adjuntoria de Sistemas Informatizados, da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).A partir da nova funcionalidade implementada pela equipe da Prodemge, o processo de concessão dos AVCB pelos Bombeiros passa a ser feito, desde a solicitação até a emissão, de maneira totalmente digitalizada, sendo que a vistoria dos locais é feita pelos oficiais, com uso de tablet para a inserção on line das informações no sistema. “Com mais esse avanço, seguimos no processo de interiorização do Infoscip, com a implantação nos municípios que não compõem a RMBH. Eram 34 os municípios atendidos em 2017. Até dezembro de 2018 serão 300, com previsão de atender todo o estado em 2019”, explica o Capitão BM Rocha.

Ganhos

O Infoscip é acessado diariamente por responsáveis técnicos (engenheiros e arquitetos) e também pelos bombeiros militares que trabalham no Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico que, de acordo com suas funções, realizam ações distintas dentro do sistema.

Com quase 5 mil usuários cadastrados (responsáveis técnicos e bombeiros militares), que utilizam o sistema todos os dias, o sistema já emitiu mais de 10 mil AVCBs digitais e possui, em sua base de dados, cerca de 25 mil processos de segurança contra incêndio e pânico em tramitação. Em média, são analisados 750 projetos por mês, por meio do Infoscip.

“Essa nova funcionalidade traz uma série de vantagens para a população e para o Corpo de Bombeiros. Para o público em geral, têm destaque a economia de custos e de tempo, tendo em vista que o processo é agora totalmente digital. Para o Corpo de Bombeiros, houve também uma enorme economia, com redução de espaço para armazenamento de projetos em papel, impressão, além de maior segurança em todos os processos e mais agilidade no atendimento prestado”, afirmou o Capitão BM Rocha.

Como avalia o gerente da GSM, André Alves, os ganhos obtidos com a implementação da nova funcionalidade são muito importantes para o Estado: “o Infoscip propicia maior facilidade no processo de regularização das edificações e áreas de risco, tornando-se um aliado importante para a segurança dos cidadãos”, avalia André.

Novos projetos

A equipe da GSM já iniciou um novo projeto, neste mês de outubro, para novas implementações no Infoscip relativo às fiscalizações de edificações e credenciamento dos bombeiros civis. “Se a equipe da Prodemge mantiver toda a dedicação que demonstrou ter durante todo esse tempo, temos a certeza de que também esse projeto será um sucesso”, afirmou o Capitão BM Rocha. A equipe é formada por André Alves, Rafael Bonutti, Emerson Reis, Gustavo Marques, com apoio de Jorge Andrade, atualmente na GPV, e do gerente de relacionamento Leomar Moreira.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com