O Sistema Integrado de Gestão de Efetivo (Sigef), lançado oficialmente em outubro, quando foi apresentado ao Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró, já está em plena operação, fornecendo informações atualizadas e consolidadas que permitirão a compreensão das necessidades relacionadas à alocação dos policiais militares e servidores civis de acordo com o portfólio de serviços da corporação, com a população do município, com as características sóciogeográficas, econômica e cultural, do Estado.

“Por intermédio do Sigef, o comando da PMMG terá informações atualizadas que permitirão a implementação imediata de ações estratégicas e a adoção de decisões, na área de pessoal, ancoradas em cenários prospectivos”, afirmou o comandante-geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró.

Desenvolvido pela equipe da Gerência de Sistemas de Segurança Militar, o Sigef busca informações do SIRH - Sistema Integrado de Recursos Humanos - cuja base possui mais de 110 mil servidores. “O Sigef só se viabilizou a partir da parceria dedicada da equipe da Prodemge, possibilitando transformarmos a massa bruta de dados existente em nosso SIRH, em informações com imenso valor para a corporação”, ressaltou o comandante-geral da PMMG Helbert Figueiró.

Agilidade e segurança

“Estou fazendo um estudo de efetivo no Comando de Policiamento Rodoviário e acabei de montar um quadro com os dados extraídos do Sigef. Excelente. Muito rápido e sem depender de ninguém”. Esse foi o depoimento de um major, sub-comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária da PMMG.

Apresentando retornos como esse a respeito do uso do Sigef, o Comandante Geral Helbert Figueiró destacou a facilidade com que as diversas unidades da PMMG estão realizando suas análises e montando cenários de forma a melhorar a distribuição do efetivo nas ruas.

A segurança do sistema foi abordada, uma vez que trata-se de informações estratégicas: “algumas unidades como as de Direção Geral e Intermediária e as Unidades Administrativas e Operacionais, cada qual dentro do seu nível de acesso, poderão visualizar, analisar, compreender e gerenciar os respectivos efetivos a partir de uma plataforma gráfica via web”, explicou. O Sigef conta com recursos especiais de auditagem, com registro de quem acessou os dados, onde está lotado, quais os dados solicitados, se exportou informação ou não. A agilidade na obtenção dos dados e montagem dos cenários de análise foi também destacada na apresentação do Sigef.

O gerente da Prodemge, André Alves, revela que serão acrescentadas outras funcionalidades na medida em que evoluírem os trabalhos de desenvolvimento da solução. “Os trabalhos foram iniciados em março deste ano e o sistema já está em plena operação. Ainda avançaremos muito e o Sigef já se transforma em uma fonte de informação de enorme valor para a PMMG”, avalia. A equipe já planeja a inserção de inteligência artificial nesse sistema.

O presidente da Prodemge, Paulo Moura, esteve presente ao evento de lançamento do Sigef e afirmou na ocasião: “Fico feliz que possamos encerrar o mandato mantendo esse estreita relação com a PMMG. Trabalhamos muito no sentido de chegar a esse estágio, com confiança, em uma construção coletiva. Espero que a Prodemge siga nesse mesmo caminho, sempre trabalhando para a maior eficiência da PMMG”.

O comandante-geral da PMMG, Helbert Figueiró destacou que a parceria Prodemge e PMMG é muito benvinda. “Quero ressaltar o quão importante é esse sistema para a instituição. Com o Sigef será possível ter o controle do que é fundamental para eficiência e equilíbrio na distribuição de efetivo pelo Estado: a informação segura e ágil. Esse sistema dá uma visão muito clara, muito fácil de usar e muito à mão. A contribuição da Prodemge com esse sistema não é só com a instituição Polícia Militar: é uma contribuição para a segurança no Estado”.

A equipe da Prodemge foi homenageada pela Polícia Militar ao final da apresentação do Sigef.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251 - Certificação Digital: informação e suporte

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

 

banner SDM web

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com