O site de serviços do estado mg.gov.br e o aplicativo MG App foram integrados ao portal de serviços do governo federal, o servicos.gov.br. Ao fazerem parte dessa grande rede (Rede Gov.Br), estados e municípios podem contar com soluções digitais desenvolvidas no governo federal. O objetivo da integração é facilitar ainda mais o acesso às informações do estado para o cidadão, além de aumentar a colaboração e a troca de conhecimento entre os órgãos para acelerar a transformação digital no setor público.

Uma dessas soluções tecnológicas é o próprio serviços.gov.br, que reúne informações sobre a prestação dos serviços públicos, mas oferece também ferramentas que permitem a solicitação, o acompanhamento e a avaliação dos serviços. Outra é a ferramenta de acesso único, Brasil Cidadão, já utilizada desde janeiro de 2019 no MG App, por meio da qual os cidadãos só precisam de um cadastro para acessar os serviços públicos estaduais ou federais.

Entre as soluções que podem ser compartilhadas no âmbito da Rede Gov.Br está um catálogo de aplicações que facilitam a comunicação e troca de dados entre sistemas de diversos órgãos. Além de expandir o uso dessas plataformas criadas para atacar problemas comuns aos órgãos da esfera federal também para os estados e para os municípios, a Rede Gov.Br pretende integrar o fluxo de informações entre as administrações federal, estaduais e municipais e, assim, reduzir a burocracia e ampliar a oferta de serviços públicos por meios digitais.

Para o superintendente central de Governança Eletrônica do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Diniz, a Rede Gov.Br é um importante ambiente para troca de soluções inovadoras entre os entes federados, que vai auxiliar na transformação digital no setor público, com a integração entre os sistemas da administração pública federal e das outras esferas. "A iniciativa simplifica para o cidadão mineiro o acesso aos serviços públicos digitais das diversas esferas por meio de um login único que tem como chave o CPF", afirma.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. 

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251 - Certificação Digital: informação e suporte

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

 

banner SDM web

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com