O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, e o diretor-presidente da Prodemge, Rodrigo Paiva, definiram uma agenda comum de trabalho durante reunião realizada no início deste mês. Ocorrido na sede da Fiemg, o encontro foi precedido de uma reunião preliminar na qual a área técnica da Prodemge apresentou à equipe da entidade uma série de soluções em curso para a transformação digital do estado.

Dentre os temas em pauta na conversa entre os dois dirigentes, estava o projeto de construção da plataforma de APIs, cujo objetivo é conectar os dados e processos do Estado à sociedade, de modo a gerar maior agilidade nos trâmites e o surgimento de novas soluções sistêmicas. A Fiemg vislumbrou no projeto um grande potencial para a integração da indústria com o Estado, trazendo ganhos em termos de redução de burocracia e fomento à atividade econômica.

Outros pontos de sinergia apresentados pela Prodemge foram as soluções de Geoprocessamento e a aplicação Mobiliza Minas. Com atuação destacada na mobilização de empresas e entidades para doações e atendimento à população vitimada pelo desastre de Brumadinho, a Fiemg demonstrou interesse em colaborar com o Mobiliza Minas, aplicação que catalisa o trabalho de voluntariado, abrangendo a mobilização de organizações e pessoas.

O MGApp também foi abordado na reunião. Repaginado no início do ano, o aplicativo que leva os serviços do Governo de Minas para a palma da mão do cidadão ganhou novas funcionalidades. Dentre elas, o acesso via smartphone ao Minas Gerais, o diário oficial do Estado que deixou de ser impresso e trouxe uma economia anual de 3 milhões de reais aos cofres públicos. Fazem parte do menu do MGApp serviços digitais ligados aos diversos órgãos do Estado, desde o agendamento para doação de sangue (Hemominas) até a notificação de vencimento da CNH e a consulta à situação do veículo e do condutor (Detran-MG). Um dos próximos passos em relação ao aplicativo é a criação do MGApp for Business, destinado a facilitar a atração de investimentos e a realização de negócios no Estado.

Outras parcerias em vista

Rodrigo Paiva, que recentemente assumiu um assento no Conselho de Tecnologia e Inovação da Fiemg, levou ainda ao conhecimento de Flávio Roscoe o projeto de implantação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe), exemplo do novo foco de atuação digital do Governo de Minas. O projeto para criar a versão eletrônica desse documento já foi apresentado pela Prodemge ao Detran-MG e as duas instituições estão em negociação para iniciar seu desenvolvimento. O CRLVe foi instituído pela resolução 720/2017 do Conselho Nacional de Trânsito, mas a expedição do documento em meio impresso continua obrigatória. A proposta é que o Detran-MG se antecipe para que o CRLV eletrônico possa estar em funcionamento quando o Departamento Nacional de Trânsito determinar o fim do documento em papel. Entusiasta da ideia, o presidente da Fiemg afirmou que a entidade fará gestões em favor da mudança em âmbito federal.

As iniciativas para que Minas se torne um polo de desenvolvimento de veículos autônomos constituíram mais uma área de interesse comum. Por parte da Prodemge, o objetivo é pesquisar tecnologias que possam viabilizar a produção de veículos autônomos, em especial aqueles voltados para o transporte de cargas da última milha, utilizando a Cidade Administrativa como ambiente de testes da solução. A Fiemg, segundo Flávio Roscoe, entende que abrigar o polo de veículos autônomos é uma vocação estratégica do Estado. Nesse sentido, a entidade irá congregrar em um fórum os diversos agentes empresariais, governamentais e acadêmicos envolvidos na questão, para integrar e acelerar as ações nesse segmento.

Complementando a agenda, iniciaram-se as tratativas para que a Fiemg venha a se tornar uma Autoridade de Registro (AR) ligada à Autoridade Certificadora (AC) da Prodemge. A partir dessa parceria, a entidade poderá utilizar as tecnologias de certificação digital para otimizar processos e ampliar uma atuação marcada por grande presença e capilaridade no território mineiro, abrangendo 136 sindicatos e 11 regionais, às quais diversas cidades estão ligadas.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251 - Certificação Digital: informação e suporte

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com