O cadastramento escolar para os ensinos infantil e fundamental do Estado de Minas Gerais, encerrado no início de julho, ocorreu com sucesso para os cidadãos e para a Secretaria de Estado de Educação (SEE). É o quarto ano consecutivo em que a Prodemge administra o sistema utilizado pela secretaria para esse fim, e o segundo em que o cadastramento é feito exclusivamente on-line.

De acordo com a Gerência de Sistemas Educacionais (GSE), unidade responsável pela operação e manutenção do sistema, foram cadastrados neste ano 101.230 alunos somente pelo Estado, restando ainda as inscrições realizadas nos municípios que possuem sistema próprio. Jader Magalhães, supervisor do sistema na GSE, conta que, para manter o desempenho do sistema em épocas de pico, a produção aumenta a quantidade de servidores conforme o nível de crescimento dos acessos. “A SEE é a gestora do sistema, e todo ano ela envia sua previsão de inscritos e os serviços que precisam ser executados. Nosso trabalho é acompanhar essa evolução e garantir o aumento da eficiência do serviço público para os cidadãos”, explicou Jáder.

A superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE, Gislaine Aparecida, destaca que o diferencial da parceria com a Prodemge tem sido o toque humano da equipe que atende a secretaria. Para ela, “a equipe da GSE agrega muito valor ao trabalho da SEE, pois eles realmente se empenham em entender os problemas do órgão e apresentam soluções simples e intuitivas para nós e para o usuário final”, explicou.

Gislaine ainda ressalta três benefícios do trabalho da Prodemge com o cadastramento escolar: a proteção de dados muito bem feita, o dashboard de acompanhamento em tempo real e a abertura da gerência a novas sugestões. “Esses e outros serviços mostram uma valorização do trabalho da secretaria, e isso tem impacto direto na qualidade do ensino para os cidadãos. Com a quantidade e a qualidade de informações que possuímos agora, decisões mais acertadas para o aumento da eficiência dos serviços públicos e redução de custos estão sendo tomadas”, completou a superintendente.

Além de definir a quantidade de alunos que irão ingressar nas escolas estaduais, as informações obtidas no cadastramento servem de base para decisões gerenciais, que garantem o melhor aproveitamento da infraestrutura e dos recursos destinados para a educação pública. Entre as principais decisões provenientes dos resultados do cadastramento, estão o encaminhamento dos alunos às escolas mais próximas de sua residência, o que permite que as instituições se prepararem melhor para a demanda e os alunos possam aproveitar melhor o ensino, e a estratégia de comunicação de acordo com o andamento das inscrições.

O executivo de Negócios Alan Baptista comemorou a realização dos objetivos do cadastramento e espera manter a satisfação com o trabalho para os próximos anos. “Cuidamos não só do cadastramento escolar, mas de outros serviços da SEE, como o Simade (Sistema Mineiro de Administração Escolar) e o Diário Escolar Digital. É muito importante para nós quando desafios são superados e os clientes e os cidadãos ficam satisfeitos”, completou.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com