Terminou, no dia 27/9, as provas de conceito (POC) que avaliaram empresas convocadas por meio de chamamento público para apresentar suas soluções de computação em nuvem para a Prodemge. Quatro empresas (Telefônica/Huawei; Capgemini/AWS; Ax4b/Microsoft e Ustore/Embratel) testaram esse modelo de computação no Portal Minas, e foram avaliadas por uma equipe multidisciplinar da Companhia em questões como segurança, integração, desempenho, estrutura e disponibilidade.

Nesta terça-feira (15/10), haverá um sorteio para definir a empresa que vai prosseguir para a próxima fase. Nela, a empresa sorteada hospedará seu sistema em produção por sete dias, período em que o Portal Minas será migrado do data center da Prodemge para o serviço em nuvem da empresa, e ficará disponível para acesso ao público.

Thiago Canuto, gerente da Gerência de Armazenamento e Ambientes Operacionais, coordenou as provas e contou um pouco sobre como foram os testes: “A POC mostrou que existem muitas funcionalidades na computação em nuvem, e cada provedor tem suas particularidades. Na prática, é um modelo mais complexo do que imaginávamos, que exige muitas configurações e ajustes, mas que traz muitas soluções também”.

Projeto Nuvem Híbrida

Segundo Thiago, com os conhecimentos adquiridos na POC, a Prodemge caminha para se tornar o fornecedor de computação em nuvem do Estado. “A POC é complementar ao Projeto Nuvem Híbrida do Governo, o GT Cloud, lançado em 2018. Vamos avaliar os resultados e soma-los aos estudos já realizados pelo grupo”, completou.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com