O Governo de Minas, por meio do Detran-MG, com o apoio da Prodemge, deu mais um importante passo na transformação digital do serviço público. Foi lançada nesta quarta-feira (11/12) a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no estado.

O documento pode ser acessado pelo proprietário do veículo, depois de quitadas todas as taxas do licenciamento. O acesso deve ser feito por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O documento traz todas as informações da versão impressa e tem a mesma validade jurídica. Além disso, pode ser acessado no celular em modo off-line. “É isso o que busca o governo: digitalizar ao máximo para aumentar a segurança e melhorar a prestação do serviço”, afirmou o diretor-presidente da Prodemge, Rodrigo Paiva, durante coletiva para a imprensa na manhã de quarta, na sede do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

“É um documento seguro e representa um avanço tecnológico para acabarmos futuramente com a versão em papel”, reforçou a vice-diretora do Detran-MG, Andrea Abood, que participou do encontro juntamente com o coordenador de Administração de Trânsito do órgão, Adriano Assunção.

Segundo Rodrigo Paiva, todos os esforços estão sendo empenhados para que Denatran altere a legislação que obriga a impressão do CRLV, o que representaria uma economia para os cofres públicos com impressão e envio do documento. “Estima-se que o governo mineiro poderia deixar de gastar cerca de R$ 50 milhões apenas com os correios”, afirma.

Outro benefício do CRLV digital é que o proprietário do veículo pode compartilhar o documento com até outras cinco pessoas que tenham o aplicativo CDT. Elas não conseguem exportá-lo ou compartilhá-lo, mas podem apresentá-lo às autoridades de trânsito. De acordo com o Detran-MG, essa opção pode ser cancelada pelo proprietário a qualquer momento.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com