A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE), em parceria com a Prodemge, realizou esta semana (14/7), um seminário on-line com o tema: “O papel da Ouvidoria-Geral do Estado na gestão dos serviços públicos e a funcionalidade do MGOUV”.

Na abertura do evento, a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, afirmou que o objetivo da ferramenta é dar voz ao cidadão para que participem mais da gestão pública e ressaltou a importância da parceria com a Prodemge. Em seguida, o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, enfatizou em sua fala a relevância da parceria com a OGE-MG. Segundo Roberto, é muito importante esse trabalho conjunto, pois os dois órgãos estão trabalhando em prol da transparência no serviço público, em respeito ao cidadão.

O seminário abordou diversos temas e teve inicio com a palestra “O papel da Ouvidoria: Atuação e Resultado e o Estado como prestador de Serviços”, conduzida por Edson Vismona, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO). Segundo Edson, o Estado deve proteger o cidadão e abrir espaço para sua participação na gestão pública, pois trata-se de um direito constitucional.

Na sequência do seminário, ocorreu um painel com participantes da OGE. O primeiro tema abordado no painel foi “Ouvidoria 4.0 - Estruturação Estratégica da OGE-MG no Governo Romeu Zema”, ministrado pela ouvidora-geral adjunta, Kathleen Garcia. Dentre outros aspectos, Kathleen ressaltou os pontos positivos em torno da implementação do sistema MG-OUV na OGE-MG, e contou que, por meio da solução, as demandas são recebidas e tratadas com mais celeridade e eficiência no órgão. Outros temas foram discutidos no painel foram os “Aspectos Técnicos e Legais Importantes para Ouvidorias”, com Juliana Maron, coordenadora do Núcleo de Inteligência da OGE, e a “Importância de um Sistema Adequado, MG-OUV- Ferramenta de Trabalho para Ouvidorias”, a cargo de do diretor de tecnologia da OGE Breno Rocha, no qual foi possível visualizar melhor as mudanças que ocorreram desde a implantação do sistema.

Para finalizar , o analista de TI da Prodemge, Michael Costa, demonstrou as funcionalidades e diferenciais da ferramenta, bem como a tecnologia integrada que agiliza o processo de recebimento e resposta da manifestação.

A ferramenta MG-OUV

A plataforma, implantada em 2019 na OGE, consolidou-se como o canal voltado para o registro e supervisão de manifestações dos cidadãos mineiros. Por meio dessa ferramenta, o usuário pode fazer, de forma sigilosa, denúncias, reclamações e elogios, dentre outras manifestações. Um dos diferenciais da plataforma é a organização dos formulários, podendo especificar o assunto e tipo de resolução, além das respostas padronizadas. O sistema, desenvolvido conforme metodologias ágeis, é constantemente atualizado e está sempre acompanhando as mudanças necessárias para tornar a experiência do cidadão cada vez mais amigável em relação à plataforma e sua interface.

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