O professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Nívio Ziviani abriu a Inova 2020 – 3ª Semana de Inovação na manhã desta segunda-feira (30/11), com uma palestra sobre o impacto da inteligência artificial (IA) na transformação digital. “Essa é a tecnologia do momento, que nos permite obter a solução de uma gama enorme de problemas a partir dos dados”, explicou.

Apesar dos estudos nesse campo remeterem à década de 1950, resultados mais efetivos começaram a ser alcançados a partir do início dos anos 2000. Segundo Nívio, esse histórico mostra a importância de se mobilizar conhecimento de qualidade para possibilitar a geração de inovação e valor: “A criação de empreendimentos inovadores na academia é importante, não só por uma questão de soberania nacional ou retenção de talentos, mas principalmente por fazer retornar para a sociedade todo o investimento na formação de recursos humanos”.

Para exemplificar, Nívio citou diversos empreendimentos e projetos bem-sucedidos gerados a partir do conhecimento produzido no âmbito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, a exemplo da Kunumi, empresa fundada em 2016 que faz uma ponte entre negócios e o aprendizado de máquina. Dentre as ações em andamento, estão modelos de análise da pandemia da Covid-19, no Brasil e no mundo, e o desenvolvimento de teste diagnóstico da doença por meio de um hemograma.

Respondendo a perguntas do público que acompanhou a apresentação pelo canal da Prodemge no YouTube, o professor Ziviani abordou também as questões éticas e os desafios suscitados pelo impacto da IA na sociedade, como a manipulação e as fake news, e a segurança dos dados diante do contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O vídeo completo da abertura da Inova 2020 está disponível no endereço https://youtu.be/xJ5KVVWflSI.

Realização

A Inova 2020 é uma realização da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em conjunto com as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Fazenda (SEF) e Desenvolvimento Econômico (Sede), além da Fundação João Pinheiro (FJP). O evento de abertura contou com a participação de representantes das quatro entidades, além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que também integra a diversificada grade de palestras e workshops da programação on-line da Inova.

“Como agente de transformação digital no estado, é uma satisfação para a Prodemge promover a terceira edição da Semana de Inovação. Sob o tema “ressignificando o futuro”, o trabalho integrado com nossos parceiros está viabilizando a realização de uma semana produtiva e transformadora para todos”, afirmou Roberto Reis, diretor-presidente da Companhia.

A união de esforços foi destacada também pelo presidente da FJP, Helger Marra: “É impossível fazer inovação relevante sozinho. Que esta semana seja rica e profícua, com novas parcerias que possam nos energizar”. Paulo Beirão, presidente da Fapemig, citou a importância da inovação para Minas Gerais. “A partir de ciência e tecnologia de qualidade, conseguiremos fomentar a economia no estado com inovação e empreendedorismo”, incentivou.

“É fundamental aprender, usufruir e entender a inovação, para termos uma economia forte e sustentável. Que esta semana traga mais conhecimento e conexões para todos os seus participantes”, afirmou o secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio, que enviou sua mensagem por meio de vídeo.

A subsecretária de Gestão Estratégica da Seplag, Beatriz Góes, salientou o desafio do aprimoramento da gestão pública: “A Inova vai trazer muitos benefícios para que possamos continuar esse trabalho prioritário para o governo”. “A inovação traz transparência, governança e retorno positivo para a sociedade. Daí a importância de debater o tema”, concluiu o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa.

Programação

A Semana de Inovação é aberta ao público e tem mais de 70 eventos on-line agendados até sexta-feira (4/12). Confira a programação completa no site www.prodemge.gov.br/inova2020 e participe!

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com