O Governo de Minas e a Prodemge encerraram com sucesso a quarta edição da Inova, evento dedicado a discutir tecnologia e inovação. Foram 65 atividades em cinco dias de programação on-line, que contaram com mais de dois mil participantes de diversos estados brasileiros e até do exterior, incluindo representantes da administração pública, da iniciativa privada e da academia.

No painel de encerramento, os desafios da transformação digital e do governo digital foram o tema central da discussão. “É preciso encontrar o ser humano. Como gestores públicos, nosso papel é ter uma visão holística do serviço público e garantir que a mudança alcance as pessoas por meio da transformação digital”, resumiu o diretor técnico da Prodemge, Ladimir Freitas.

Com a mediação do superintendente de Negócios da Prodemge, Marcelo Damazio, o superintendente central de Governança Eletrônica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Fabrício Salum, a secretária adjunta de Governo Digital do Ministério da Economia, Luana Roncaratti, e a fundadora da consultoria Innodeva, Maria Toivanen, também participaram das discussões sobre os principais entraves para promover e evoluir o governo digital no país.

“Temos que ter um olhar transversal e estar atentos ao fato de que a transformação digital envolve mais que a tecnologia. É sobre gestão de pessoas e processos. Nosso objetivo, no governo federal, é priorizar aqueles serviços relacionados a direitos e necessidades essenciais do cidadão”, explicou Luana.

Fabrício destacou também a importância da integração entre os diferentes níveis de governo e os três poderes da administração pública. “É importante estabelecer parcerias e utilizar iniciativas de sucesso já implantadas. No governo de Minas, por exemplo, a diretriz é utilizar o login único gov.br para acesso aos diversos serviços ofertados pelo estado”, comentou.

“Para além da disponibilização digital de serviços públicos, a questão principal que temos que ter em mente está relacionada à inclusão e ao acesso: o que temos que mudar em nossos sistemas, como governo, para garantir que os governos implantem a transformação digital plenamente e a tecnologia trabalhe para o cidadão e seus direitos”, afirmou Maria.

Ao final das respostas às perguntas feitas pelos ouvintes do painel, o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, apresentou os resultados da Inova. Foram mais de 60 atividades divididas em sete trilhas de conhecimento – Data Science, Blockchain, Tecnologias Inovadoras, Segurança e Lei Geral de Proteção de Dados, Mentalidade Ágil, Gestão e Cases de Inovação em Governos –, que contaram com mais de dois mil participantes.

“A Prodemge agradece a todos os participantes do Inova 2021, que novamente trouxe os mais relevantes temas relacionados à inovação e tecnologia na área pública, no mercado e na academia. Reconhecemos, em especial, o trabalho e a contribuição dos organizadores e entidades parceiras do governo do Estado: Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Fundação João Pinheiro (FJP) e secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Fazenda (SEF) e Desenvolvimento Econômico (Sede). Transformação digital é investimento. Agora é o momento de cada um transformar o que aprendeu durante essa semana em ações efetivas no âmbito do governo”, concluiu Roberto.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com