Minas Gerais está enfrentando uma crise hídrica e a Copasa já avisou: é necessário que todos economizem 30% no seu consumo de água para diminuir o risco de racionamento. A Prodemge está fazendo a sua parte e lança hoje a campanha para conscientizar seus empregados da importância de reduzir a quantidade de água que utilizamos no dia a dia.
Além de cartazes com o lembrete “É hora de parar, pensar e economizar. A meta é 30%”, foi criada uma comunidade na rede social interna da Companhia, na qual as pessoas podem trocar dicas e ideias sobre como economizar água em casa ou no trabalho. Dois quadros também estão sendo disponibilizados na sua unidade na rua da Bahia para que quem não acessa a intranet possa contribuir com suas sugestões.
A meta de 30% vale para todos: cidadãos e empresas. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) também estabeleceu esse objetivo na resolução 03, de 27/1/2015, válida para todos os órgãos e entidades do poder executivo estadual. Segundo o documento, “a meta de economia será apurada em metros cúbicos a partir da média de consumo do ano de 2014 para todas as suas unidades prediais, em todo o Estado de Minas Gerais”.
Diante do cenário de escassez hídrica, a Prodemge está atuando para combater o desperdício desde o final de 2014. “Nós instalamos redutores nas torneiras da unidade da rua da Bahia, orientamos a equipe da limpeza para otimizar o uso da água e contratamos uma empresa especializada para lavar os carros, já que eles tem experiência e métodos econômicos de lavação”, detalha Cleydi Mudesto, da Gerência de Apoio Logístico (GAL). Na Cidade Administrativa, a Prodemge está acompanhando as ações estabelecidas pela Intendência para diminuir o consumo.