O programa Trem – Movimento para Inovação concluiu com sucesso sua primeira fase e selecionou oito startups para apresentarem suas propostas de soluções a desafios enfrentados pela Prodemge e outras entidades da área pública nas áreas de compras e atendimento ao cidadão.

Elas foram escolhidas entre 21 inscrições recebidas de diversos estados brasileiros, incluindo também uma internacional. A seleção foi feita por duas comissões, uma para cada desafio apresentado no edital, formadas por especialistas da Prodemge nos temas, representantes das secretarias de estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Educação (SEE) e professores da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e da Universidade Federal de Ouro Preto.

“Todo o trabalho envolvendo o programa segue o Marco Legal da Startups, inclusive a composição das comissões avaliadoras, que devem contar com a presença de professores e servidores públicos externos à Companhia”, detalha a assessora de Inovação da Prodemge, Mônica Rocha.

A avaliação seguiu critérios quantitativos e qualitativos estabelecidos no edital, como potencial de resolução do problema pela solução proposta, maturidade do modelo de negócio, viabilidade econômica, tecnologias utilizadas, escalabilidade e capacidade técnica da equipe. Esse processo utilizou a plataforma desenvolvida para apoiar o projeto, além de encontros virtuais entre os participantes das comissões para discussão sobre as informações apresentadas no momento da inscrição.

Mônica avalia que o programa Trem está superando as expectativas: “Recebemos um número de inscrições acima do previsto, o que mostra a credibilidade do edital que levamos ao mercado”. Ela afirma ainda o projeto é desafiador e a Companhia está conseguindo cumprir todas as etapas planejadas dentro do cronograma. “Somos a primeira empresa pública a utilizar o Marco Legal das Startups para contratar soluções inovadoras. Esta é uma oportunidade que temos de entregar resultados fantásticos para a Prodemge e o estado, com a vantagem de poder aprimorar e experimentar a solução antes de contratá-la”, conclui.

Próximas fases

As oito startups escolhidas para participar da segunda fase do programa Trem estão assinando termos de compromisso e confidencialidade. Em seguida, elas terão encontros com os especialistas nos temas dos desafios na Prodemge e, nos dias 28 e 29 de março, farão pitchs para apresentar suas soluções às comissões avaliadoras.

O resultado desse processo será divulgado em 7 de abril. A partir desse momento, as duas startups selecionadas (uma para cada desafio) entram na terceira fase do programa, que consiste no desenvolvimento e experimentação do Mínimo Produto Viável (MVP) da solução.

Confira o nome das startups selecionadas para a fase 2 do programa Trem:

Desafio “Como ser mais eficiente em compras públicas?”: Digital Circle Soluções Ltda, Direitivo, Gobuyer Digital Ltda, Painel de Preços da Construção e Togov Negócios Consultoria Desenvolvimento e Tecnologia Ltda.

Desafio “Como fornecer serviços de forma dinâmica, eficiente e segura evitando deslocamentos e geração/armazenamento de documentos físicos?”: 4mti, Nuveo AI e Pix Force.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis em trem.prodemge.gov.br.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com