A Base Integrada de Segurança Pública (Bisp), projeto de data lake que busca usar a tecnologia para democratizar o acesso a estatísticas e alavancar a gestão orientada a dados no governo mineiro, venceu o Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública, na categoria Gestão Interna. O anúncio foi feito durante a cerimônia de premiação realizada na noite de segunda-feira (13/11), no auditório da FIA Business School, em São Paulo (SP).

O superintendente de Sistemas de Defesa da Prodemge, André Alves, recebeu o prêmio e ressaltou a contribuição fundamental das equipes da Prodemge: “A construção da base só foi possível com o trabalho conjunto das áreas de desenvolvimento e produção. Estão todos de parabéns. Conseguimos implantar uma solução que está promovendo a democratização dos dados na área de segurança pública e ajudando na otimização da alocação de recursos públicos e no desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes”.

“Esse é mais um reconhecimento importante para o trabalho que estamos executando em prol da evolução da gestão orientada a dados nos órgãos e entidades do governo de Minas, o que vai contribuir em muito para a transformação digital dos serviços ao cidadão no estado”, afirma o diretor técnico da Prodemge, Ladimir Freitas.

Ele estava presente no evento junto com o vice-presidente da Companhia, Márcio Bernardino, que destacou: “A parceria com os órgãos e entidades da segurança pública do estado tem sido fundamental para o sucesso do projeto. Isso nos mostra que estamos no caminho certo e vamos continuar atuando juntos para evoluir cada vez mais a gestão pública por meio da tecnologia”.

Data lake

Antes do anúncio dos vencedores, o superintendente de Sistema de Defesa da Prodemge, André Alves, apresentou a iniciativa que se encontra em produção desde setembro de 2022. A Bisp reúne atualmente mais de 2,5 terabytes de dados de diversos sistemas transacionais da segurança pública mineira em um só repositório.

“É uma solução data lake, a partir da qual é possível realizar o trabalho de análise, utilizando inclusive tecnologias como inteligência artificial. É o meio adequado para a gente conseguir lidar com big data, esse fenômeno atual em que produzimos uma quantidade massiva de dados, dos mais variados tipos e numa velocidade sem precedentes”, explicou André.

Por meio do projeto, executado em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), as polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) de Minas Gerais, esses órgãos estão conseguindo desenvolver seus próprios dashboards para análise das informações.

Um exemplo é o Painel de Crimes com Causa Presumida LGBTQIA+fobia, ferramenta idealizada pela Sejusp e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) e lançada em maio deste ano. Além de subsidiar a Comissão Estadual de Políticas de Enfrentamento às Violações Relativas à Orientação Sexual e à Identidade de Gênero na formulação de políticas públicas e na tomada de decisão, o painel dá transparência às informações referentes ao tema, sendo a primeira iniciativa da administração pública a abrir para consulta da população um painel de Business Intelligence (BI) construído a partir da Bisp.

Outra iniciativa está sendo implantada no Batalhão de Polícia Militar Rodoviária da PMMG. Por meio da Bisp, a instituição consegue construir de forma automatizada e com dados confiáveis os relatórios individuais dos 1,2 mil militares do policiamento rodoviário do estado, necessários para o seu Programa de Incentivo à Produtividade. O trabalho ainda possibilitou a integração com o sistema Gestão de Desempenho Operacional, que realiza o acompanhamento e a avaliação de resultados de desempenho operacional para os diversos níveis da estrutura organizacional do Batalhão.

A infraestrutura implantada pela Prodemge para suportar a Bisp é outro fator do seu sucesso. Ela garante uma maior capacidade computacional e sua arquitetura pode crescer horizontalmente, sem prejudicar a celeridade na criação, geração, produção e acesso dos dados. O cluster é composto por servidores robustos e garante que o ambiente da base esteja separado dos ambientes originais dos dados. A atualização é diária ou on-line, o que garante uma solução de alto desempenho, que não degrada a utilização dos diversos sistemas que fornecem dados para a Bisp.

Governança

A Bisp foi instituída pelo decreto estadual nº 48.355/2022, que também dispõe sobre o Sistema Integrado de Segurança Público (Sisp) do estado. As entidades que compõem esse sistema – PMMG, PCMG, CBMMG e Sejusp – também fazem parte da estrutura de governança, junto com a Prodemge.

São dois comitês: tático e estratégico. O primeiro é responsável, entre outras funções, por acompanhar a execução do projeto, classificar os dados, definir as políticas e regras de acesso e permitir a entrada de novos usuários. O segundo é composto pelos dirigentes máximos do Sisp e responsável por priorizar a entrada de dados e deliberar sobre o seu compartilhamento entre os órgãos.

Prêmio Conip

O Prêmio Conip existe desde 1998 e se propõe a identificar e divulgar as iniciativas de modernização que contribuam para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública, reconhecendo as melhores iniciativas que utilizam a tecnologia da informação para inovação e melhoria dos serviços públicos. A avaliação dos trabalhos foi realizada por especialistas de todo o Brasil. Os 13 finalistas apresentaram seus cases presencialmente na segunda-feira (13/11), quando os jurados tiveram a oportunidade de definir os ganhadores.

“A excelência das iniciativas está na efetividade dos resultados que são apresentados, na inovação pela forma como usam a tecnologia digital, no alcance do público-alvo e na facilidade que esses projetos têm para serem reproduzidos em qualquer outro contexto. Como curador convidado do Conip, sou agradecido pela oportunidade de poder estar diante de dezenas de iniciativas que revelam o esforço que o setor público tem feito na melhoria da qualidade dos serviços ofertados e da gestão interna do serviço público e também no uso inovador de tecnologias” afirmou o gerente de Estudos sobre Tecnologia Web do NIC.br, Vagner Diniz.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, sete dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339-1600

(31) 3339-1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com