O governo de Minas lançou, ontem (29/11), o projeto Emergência MG, que permite o acionamento do 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar) por meio da internet. O cidadão poderá solicitar ajuda por meio de um site próprio (www.emergencia.mg.gov.br), pelo aplicativo de serviços do governo MGapp ou pelo aplicativo de mensagens Telegram. A iniciativa é pioneira no país e foi implantada com a parceria da Prodemge.

O serviço é uma revolução na mobilização das forças de segurança pública em Minas, uma vez que as chamadas telefônicas eram o único modo disponível de acionamento há 47 anos, quando a Central de Operações da Polícia Militar foi criada. O Emergência MG também significa a criação de uma única porta de entrada para acionamento das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militar. Ou seja, de um único lugar será possível resolver qualquer questão de emergência que demande ajuda das forças de segurança.

O novo projeto também é uma ação inclusiva, pois permite o acionamento das polícias e Bombeiros por pessoas surdas. Elas contarão com a possibilidade de fazer videochamadas com atendentes conhecedores da linguagem Libras. Vale ressaltar ainda que, pela interface com a tecnologia, o Emergência MG permite, de forma segura, além da videochamada, o compartilhamento de localização e o envio de fotos.

O sistema está em funcionamento como piloto na cidade de Lagoa Santa, por um período de teste por 30 dias. No início do próximo ano, ele será expandido para outras nove cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte: Betim, Confins, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano, além da própria capital.

A intenção é que a expansão do projeto seja gradativa, para garantir total segurança à alta demanda gerada pelo 190, 197 e 193. A terceira etapa será a implantação em 43 cidades atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), que fica na Cidade Administrativa, alcançando uma média de sete milhões de pessoas. Ao final, todo o estado deve ser abarcado, assim como todos os aplicativos de mensagem.

A coordenação do projeto é da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que contou com o apoio técnico da Prodemge. A Prodemge foi responsável pela estruturação do projeto e, como gestora da infraestrutura de TI da CA, pela adequação do ambiente do Ciad para incluir os recursos de chat e vídeo da solução de atendimento telefônico do governo. A Companhia também capacitou mais de 90 pessoas que trabalham nos primeiro e segundo níveis de atendimento. Elas atuaram como multiplicadores e, hoje, quase 200 atendentes estão treinados.

O trabalho integrado com a Sejusp envolveu também as polícias Militar (PMMG) e Civil (PCMG), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e o fornecedor TabControl.

Saiba mais informações em Agência Minas.

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