Desde o dia 11, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passou a ser obrigatória em todo o país. Mas Minas Gerais se antecipou e implantou o documento no final de outubro de 2023, tendo concluído a expansão do serviço para todos os postos de identificação da polícia e de atendimento das UAIs no dia 27 de dezembro.

Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Minas segue na frente e é o estado campeão de emissões em janeiro: foram mais de 86 mil carteiras expedidas até o momento. Essas conquistas obtidas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) são resultado da parceria com a Prodemge.

Para garantir a emissão da CIN no estado, a Prodemge evoluiu o Sistema de Informações Policiais (SIP). Segundo Bruno Botelho, da Gerência de Sistemas de Segurança Civil da Prodemge, o trabalho envolveu todos os aspectos da solução, incluindo backend, frontend, banco de dados e integrações com outros sistemas. É o caso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que faz as validações biométricas e biográficas incluídas como mecanismos de segurança adicionais do processo.

Outro requisito de segurança é o uso de blockchain. Para isso, a Companhia implementou em sua Nuvem Prodemge um nó da rede Cadastrado Compartilhado da Receita Federal (b-Cadastros), o qual oferece uma troca segurança de informações entre os sistemas das duas entidades por meio de APIs de serviços. O uso da Nuvem nesse caso garantiu a instalação via script em tempo recorde, permitindo à empresa cumprir o prazo acordado com a PCMG.

Serviço essencial para o exercício da cidadania, a CIN estabelece um modelo único e com validade para o território nacional, pois utiliza o CPF como número de identificação. Isso torna o documento mais seguro e ajuda a combater fraudes. Além de alteração no layout, o processo de expedição do documento também é mais moderno, a partir de dispositivos eletrônicos para fotografia, assinatura e coleta de impressões digitais.

Para mais informações sobre a Carteira de Identidade Nacional, veja as matérias Polícia Civil de Minas emite mais de 50 mil Carteiras de Identidade Nacional no estado e Minas Gerais é o estado que mais emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional em janeiro da Agência Minas.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com