O governo de Minas Gerais anunciou, nessa sexta-feira (19/1) a digitalização dos processos de cadastro para doação de leite materno e marcação de consultas sobre amamentação. A iniciativa da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) foi executada em tempo recorde com o uso da ferramenta ProBPMS 2.0 da Prodemge.

“Os investimentos realizados na evolução do ProBPMS 2.0, aliados à adoção das boas práticas de usabilidade e à incorporação de tecnologias inovadoras, como o low code, foram decisivos para a execução eficiente e ágil da ferramenta. Toda a digitalização foi construída pelo próprio cliente utilizando o ProBPMS”, explica o líder do projeto na Prodemge, Farlley Alves.

Além de simplificar processos burocráticos, a digitalização também promove avanços tecnológicos no programa de doação de leite materno, e reforça o compromisso do governo com a inovação e a melhoria contínua da saúde materno-infantil. “Nesse contexto, a transformação digital desempenha um papel fundamental na efetividade do programa, por possibilitar respostas mais ágeis às necessidades das mães doadoras e beneficiar crianças que dependem desse gesto altruísta para um começo de vida mais saudável”, afirma Farlley.

Cadastro pela internet

O cadastro de doadoras para o Banco de Leite Humano (BHL) da Maternidade Odete Valadares (MOV), referência estadual, e para os postos de coleta dos hospitais Júlia Kubitschek (HJK) e Regional João Penido (HRJP), em Belo Horizonte e Juiz de Fora, como também a marcação de consultas para mulheres com dificuldades ao amamentar podem ser realizados por meio do Portal MG e do aplicativo MGapp, em qualquer dia e horário.

De acordo com a coordenadora do BLH, Isabella Nogueira, as versões digitais dos serviços têm como principal benefício para a população a oferta de mais canais de acesso. “Com a ampliação do uso de celulares e computadores, o cadastramento de doadoras e a marcação de consulta on-line facilitam o processo”, sublinha.

Responsável pela implantação do sistema proBPMS do cadastro para o banco de leite, Lucas Abreu, da Subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag, destaca que a mudança otimiza o processo de doação para as mães e para o estado: "Sistemas, como o proBPMS e o Agenda Minas agilizam e simplificam o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Para o estado e as unidades de saúde também há importantes melhorias, já que a digitalização traz mais governabilidade sobre os dados”.

Modernização

Os benefícios também se estendem aos profissionais do BLH e dos postos de coleta, que participaram do desenvolvimento das novas funcionalidades, e ganham com a modernização dos processos internos e seu impacto direto para a redução do tempo de resposta às famílias que buscam os serviços. “A adoção das novas ferramentas digitais traz rapidez para a produção de informações sobre nossas usuárias, facilita a análise dos dados e agiliza a resposta”, completa Isabella Nogueira.

“A expectativa é de que mais mães tenham acesso aos serviços com o processo digital. Queremos facilitar a vida da mulher que está passando pela amamentação e que também deseja ser doadora, tornando o caminho mais prático e motivando mais mulheres a contribuir com o Banco de Leite Humano", observa a agente de simplificação e assessora do Gabinete da Fhemig, Fernanda Abreu.

A titular da Diretoria Assistencial da Rede Fhemig, a médica Lucinéia Carvalhais, lembra que o acesso que as lactantes terão ao cadastro e à consulta para obter as orientações sobre a amamentação traz um potencial maior de adesão dessas mulheres, além de esclarecer as suas dúvidas de forma precoce. “Esse tipo de acesso torna a mulher uma disseminadora de informações e a aproxima do serviço, como também humaniza o atendimento, torna o serviço público mais acessível e aumenta as chances para que um maior número de bebês receba o leite que faz tanta diferença na fase da prematuridade”, afirma.

Transição

Considerando que, num primeiro momento, nem todas as doadoras e usuárias irão aderir às novas ferramentas, o canal de atendimento por telefone será mantido. Nesse caso, é necessário ligar de segunda a sexta-feira para os números (31) 3298-6008 ou (31) 3337-5678, nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h. A coleta é feita na casa da doadora, com segurança e conforto.

 

Com informações da Agência Minas

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com