Serviço que permite acionar 190, 197 e 193 via chat é ampliado e já estará ativo no Carnaval para reforçar a segurança dos foliões

A população de Belo Horizonte e mais nove municípios já pode fazer o acionamento do 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar) pela internet.

O atendimento virtual será realizado por meio do Emergência MG, serviço pioneiro no país que faz a mobilização integrada das polícias e Bombeiros via chat.

O cidadão poderá solicitar ajuda por meio de site próprio (www.emergencia.mg.gov.br), pelo aplicativo de serviços do Governo de Minas – MG App e pelo aplicativo de mensagens Telegram (basta procurar na lupa por Emergência MG).

O anúncio da expansão, a um mês do início do Carnaval, foi feito na manhã desta sexta-feira (12/1), em apresentação para a imprensa, após fase de testes de 30 dias no município de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Agora, o Emergência MG já está disponível para receber demandas da capital e das cidades de Betim, Confins, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

O serviço é uma revolução na mobilização das forças de segurança pública em Minas, uma vez que as chamadas telefônicas eram o único modo disponível de acionamento há 47 anos, quando a Central de Operações da Polícia Militar foi criada, em 1976.

O Emergência MG também significa a criação de uma única porta de entrada para acionamento da PM, PC e Corpo de Bombeiros Militar. Ou seja, o cidadão vai acessar um único serviço para resolver qualquer questão de emergência que demande ajuda das forças de segurança.

A coordenação do projeto é da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). 

Carnaval e segurança

No meio da folia - multidões reunidas em blocos carnavalescos e com músicas em alto volume - muitas vezes fica inviável acionar as forças de segurança por meio de uma ligação.

Com o Emergência MG, o acionamento poderá ser feito pelo chat, incluindo o compartilhamento de localização, envio de fotos e realização de videochamadas.

“O Emergência MG não substituirá as chamadas telefônicas, este serviço é mais uma ferramenta para amparar o cidadão. Em momento oportuno, pré-Carnaval, cidadãos dessas cidades poderão fazer uso da ferramenta. Temos a previsão de novas expansões ainda antes do Carnaval", adianta o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves.

O tenente-coronel Ricardo Gonçalves, da Assessoria de Articulação Institucional da Polícia Militar na Sejusp, destaca a inovação que o novo sistema de acionamento traz para a segurança pública e a população mineira. "A expansão do atendimento faz com que estejamos mais alinhados com as novas tecnologias, por meio do compartilhamento de áudio, vídeos e fotos".

"Não temos dúvida de que os serviços de mensagens e o compartilhamento de fotos são utilizados pela população. Com a inovação, as forças de segurança ficam ainda mais próximas, aumentando a capilaridade das suas ações para receber informações de forma mais ágil", reforça o delegado-geral Júlio Wilke, superintendente de Investigação da PCMG.

Subchefe do Centro de Operações de Bombeiros Militar (Cobom), o major João Paulo Ferroni destaca o apoio das imagens em tempo real do novo sistema. "O Emergência MG vai permitir que, por meio da chamada de vídeo, verifiquemos melhor determinadas situações, como é o caso de bebês engasgados, por exemplo, ampliando as possibilidades do nosso atendimento", detalha.

Os profissionais envolvidos lembram ainda que a possibilidade de envio de localização, imagem e áudio por parte do solicitante pode contribuir para evitar uma situação mais grave, a partir da atuação rápida das forças de segurança.

Inclusão e integração do Emergência MG

O Emergência MG foi desenvolvido de forma integrada, com ampla participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sejusp, Prodemge, TabControl e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Para alcançar a agilidade que o atendimento requer e a rastreabilidade de quem solicita ajuda, muitas etapas de testes foram vencidas.

O resultado são dois níveis de acesso para o cidadão - um informativo e outro de solicitação emergencial, e quem ganha é o cidadão mineiro.

O novo projeto também é ação inclusiva, pois permite o acionamento das polícias e Bombeiros por pessoas com deficiência auditiva, que antes não podiam fazer o acionamento via chamada telefônica.

Fase de testes

Durante a fase de testes, realizada no município de Lagoa Santa ao longo de dezembro, o Emergência MG recebeu 6.420 acionamentos.

Foram 17 acionamentos de emergência direcionados especificamente para o município piloto, com tempo médio de atendimento inferior a quatro minutos.

As ocorrências mais registradas foram: perturbação do sossego, tráfico ou uso de drogas e violência doméstica.

A migração das chamadas para a internet será estabelecida no estado em escala gradativa, até a disponibilidade em todos os aplicativos de mensagens instantâneas e em todas as cidades de Minas.

A intenção é garantir total segurança à alta demanda gerada pelo 190, 197 e 193.

Após esses dez municípios, o Emergência MG será expandido para as outras 34 cidades atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), que fica na Cidade Administrativa, alcançando uma média de 7 milhões de pessoas.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com