Desde o início de março, um novo sistema dá sustentação ao Disque-Denúncia Unificado (DDU), o serviço gratuito do estado que possibilita aos cidadãos fazerem denúncias de forma anônima para as forças de segurança pública em Minas Gerais. Construído pela Prodemge, ele utiliza tecnologias mais modernas, como Spring Boot, Angular, WSO2 e otimiza a performance e os resultados do DDU.

A solução desenvolvida traz outro benefício para o canal 181 operado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG): a integração com outros sistemas da área de segurança no estado, como o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), o Sistema de Informações Policiais (SIP) e o PCNet.

“Essa integração trouxe uma série de vantagens, entre elas o compartilhamento de informações, o acesso simplificado do usuário ao sistema, a diminuição do retrabalho e o aumento da confiabilidade dos dados, a padronização na codificação das denúncias e alertas automáticos referentes a pessoas e de veículos com impedimento, por exemplo”, enaltece Rosemberg Souza, coordenador do DDU na Sejusp.

Ele cita também os módulos destinados a consultas, os quais possibilitam a obtenção de dados estruturados e confiáveis para subsidiar a análise e ações das forças de segurança pública no estado. “O novo sistema irá garantir mais segurança à infraestrutura de funcionamento do DDU, que integra e potencializa os resultados de segurança pública, otimizando o tratamento da informação e a sinergia em apurações e investigações”, complementa.

Marcelo Vieira, supervisor do projeto na Prodemge, ressalta também que o sistema é web, o que facilita seu acesso e a realização de consultas pelos usuários, além de ser mais funcional e fácil de operar. Segundo ele, todas as funcionalidades foram implantadas para atender as necessidades da Sejusp de evolução do sistema.

De acordo com o coordenador do DDU na PMMG, major PM Alexandre Teixeira, as melhorias foram concebidas tendo como foco o cidadão, principal destinatário desse serviço de segurança pública: “O sistema foi idealizado e desenvolvido de forma a possibilitar a otimização dos dados coletados pelo teleatendimento, a fim de potencializar a celeridade da prestação do serviço, a eficiência e eficácia da apuração e, consequentemente, a resposta da demanda apresentada”.

Segundo ele, as novas funcionalidades, em especial aquelas que proporcionam a interoperabilidade com outros sistemas de defesa social, o conhecimento dos status das denúncias, consultas e relatórios, proporcionam uma melhor gestão das informações e possibilitarão que as unidades da PMMG estabeleçam estratégias preventivas e de repressão qualificada, visando a diminuição dos índices criminais e a garantia de um ambiente seguro em Minas Gerais.

Já o major Amador Ubaldo Felício, coordenador do DDU pelo CBMMG, destaca a praticidade do novo sistema no dia a dia da corporação no tratamento das denúncias: “O feedback tem sido muito positivo por parte de toda equipe da capital e do interior do estado que utilizam o sistema. Essa nova ferramenta de trabalho certamente trará um menor desgaste para o servidor no desenvolvimento de suas tarefas, e maior agilidade na prestação de serviço à população”, afirma.      

Implantação

Junto com a Sejusp, que realiza o atendimento do cidadão, utilizam o sistema para apuração das denúncias as polícias Civil, Militar e Penal; o Corpo de Bombeiros Militar; e o Sistema Socioeducativo. Por isso, os requisitos e funcionalidades do sistema foram negociados e homologados por representantes de todas essas estruturas.

A implantação do sistema de forma piloto, atuando em paralelo com a antiga tecnologia, também foi importante para garantir uma transição segura e sem ocorrências. Desde o dia 5 de março, quando foi implantado, o novo sistema já recebeu em torno de 6.500 denúncias, em uma média de 230 por dia. “É importante lembrar que o DDU funciona 24 horas, sete dias por semana, e, por isso, a alta disponibilidade é um requisito fundamental, que a Prodemge está conseguindo entregar com sucesso”, enfatiza Marcelo.

Além disso, o sistema que entrou em operação em março é uma primeira versão e as coordenações do DDU na Sejusp, PMMG, PCMG e CBMMG, em conjunto com a Prodemge, continuam trabalhando para o seu aperfeiçoamento contínuo. “Nesse sentido, sempre respeitando o princípio incondicional do anonimato de quem oferece a denúncia, outras melhorias estão por vir, as quais possibilitarão a ampliação dos meios do cidadão contribuir para a segurança pública em Minas Gerais, utilizando o Disque-Denúncia Unificado”, conclui o major PM Alexandre.

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