Novas soluções para tornar serviços e processos mais eficientes são resultado do Programa Trem

A Prodemge realizou o Demoday da primeira edição do Programa Trem na manhã dessa terça-feira (26/3). No evento, as startups selecionados na primeira etapa do processo – Gobuyer Digital e Nuveo – apresentaram as soluções desenvolvidas para os dois desafios propostos pelo edital lançado pela Companhia em janeiro de 2023.

A iniciativa é pioneira entre as empresas públicas de TI. Ela abriu ao ecossistema de startups a possibilidade de contribuir no desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão pública estadual, fomentando um ambiente propício para testar e implementar inovações com agilidade, a partir da identificação de dois desafios relacionados à missão e atuação da Prodemge com órgãos e entidades do governo de Minas Gerais.

O primeiro dos desafios, “Como ser mais eficiente em compras públicas? ”, envolveu a fase de pesquisa de preços desse processo. A solução construída pela Gobuyer utiliza tecnologia de inteligência artificial (IA) para automatizar a cotação de produtos, que atualmente é feita de forma manual.

Murilo Faria, arquiteto de softwares da Gobuyer, explicou os benefícios da solução: “O portal integra informações sobre compras de diversas instâncias, tanto da área pública quanto do mercado privado, e possibilita que o servidor tenha, em um único local, como acompanhar as pesquisas e localizar as cotações”. Em um dos testes realizados utilizando situações reais enfrentadas pela Prodemge, a ferramenta diminuiu o tempo de pesquisa de 50 dias para apenas oito horas.

Já a digitalização e a conferência de documentos foram o tema do desafio “Como fornecer serviços de forma dinâmica, eficiente e segura evitando deslocamento, geração/ armazenamento de documentos físicos? ” A solução desenvolvida pela Nuevo também faz uso de IA para melhorar a experiência de pais e alunos no processo de matrícula.

Para os especialistas da Prodemge nos temas dos desafios, o superintendente de Suprimentos e Apoio Logístico, Guilherme Costa, e o superintendente de Sistemas Educacionais, Renan Ribeiro, os produtos apresentados superaram as expectativas e se mostraram viáveis para aplicação nos processos da empresa, assim como nos serviços oferecidos pela Prodemge.

O vice-presidente da Prodemge, Márcio Bernardino, falou sobre a importância de construir novas iniciativas para melhorar a prestação de serviço à população. Segundo ele, “quando falamos de inovação para o público é um desafio dobrado, porque a burocracia sufoca a inovação e esse é o nosso desafio”.

Já o diretor-presidente, Roberto Tostes Reis, detalhou que a etapa que está se concluindo agora com a realização do Demoday é muito importante, porque está se vendo as soluções pensadas para resolver os desafios se tornarem realidade. “Se tudo correr bem, após o período de experiência com as soluções, vamos fechar contrato para oferecer melhorias aos órgãos de Minas e, quem sabe, até para prefeituras e outros estados. Esse é um marco, porque é a primeira vez que uma empresa pública de tecnologia faz isso. Estamos muito confiantes de que esses dois MVPs podem se transformar em novos produtos para a Prodemge”, comemorou.

Inovação aberta

O Programa Trem é uma iniciativa de inovação aberta pioneira entre as empresas públicas no país e utiliza conceitos como colaboração, foco no problema, agilidade, criatividade, inovação, crescimento e sustentabilidade para contratar soluções de startups utilizando o Marco Legal das Startups (lei complementar nº 182/2021).

Segundo a assessora de inovação da Prodemge, Mônica Rocha, “conseguimos contratar startups para os desafios definidos e pudemos ir testando, ao longo do tempo, para ver se a solução que estava sendo desenvolvida era a que precisávamos”.

Ela ainda detalhou que os investimentos são realizados “paulatinamente”, o que possibilitou à Prodemge fazer aportes financeiros de acordo com os resultados que foram sendo conquistados. Ela complementou que os produtos mínimos viáveis (do inglês Minimum Viable Product, ou MVP) apresentados nessa terça-feira foram construídos de forma muito rápida, com a participação dos especialistas dos desafios, e são soluções robustas, que irão ajudar na rotina tanto da Prodemge e como de outros órgãos do governo de Minas.

Próximos passos

Os contratos com as startups, que são denominados Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), foram aditivados e terão vigência até julho deste ano. Nesse período, a Prodemge vai experimentar, sem nenhum ônus, as soluções desenvolvidas. Após essa etapa de testes, a Prodemge deve definir se fará a contratação do fornecimento dos serviços, que dispensa nova licitação. A previsão é que a Secretaria de Estado de Planejamento de Minas Gerais (Seplag) seja a primeira a testar as novas ferramentas.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com