Seminário promovido pela Abep-TIC está na 51ª edição
Com o tema "Segurança Cibernética em um Mundo Conectado", a Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) realizou, nos dias 8 e 9 de agosto, no Rio de Janeiro, a 51ª edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop).
O evento reuniu representantes e lideranças estaduais e nacionais do segmento, além de fornecedores de soluções de TIC do setor privado em nível mundial para promover o debate entre as entidades estaduais de TIC sobre temas essenciais para o desenvolvimento dos processos de transformação digital da área pública no país. Ainda ocorreram diversas palestras, painéis e apresentações sobre temos variados relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação, mas também temas ligados à recursos humanos e outros desafios para os gestores públicos das entidades estaduais de TIC.
Além do diretor-presidente, Roberto Reis, participaram do seminário o diretor técnico, Ladimir Freitas, o diretor administrativo-financeiro, Gustavo Nogueira, o assessor da presidência Kassius Caxito, o gerente de Sistemas Especializados da Educação, Cassiano Rodrigues, e o gerente de Segurança da Informação e Defesa Cibernética, Alander Faustino.
“O fundamental é a troca de experiências entre os estados e o contato com novas tecnologias apresentadas pelos fornecedores. Durante o Secop 2024, diversas empresas estiveram aqui, incluindo fornecedores nacionais e internacionais, trazendo soluções inovadoras e exemplos reais de casos de sucesso no Brasil e no mundo”, ponderou Roberto Reis.
Participação
Na quinta (8/8), durante a abertura do seminário, o diretor-presidente da Prodemge e vice-presidente da Abep-TIC, Roberto Reis, participou do painel sobre segurança cibernética.
“Não adianta uma prod avançar se outros órgãos do estado não fazem isso. Acho que deveríamos ter uma padronização, unificar a camada de segurança”, defendeu o diretor-presidente. À tarde, ele apresentou o case de sucesso: Transformação Digital em Minas Gerais - base integrada de Segurança Pública (Bisp), a primeira solução Data Lake de Minas Gerais.
Para encerrar a participação da equipe da Prodemge na Secop 2024, na sexta-feira (9/8), o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, e o diretor-técnico, Ladimir Freitas, participaram do painel que abordou os desafios do CIOs na gestão Pública.
“Neste painel, discutimos os principais desafios dos CIOs, gestores das empresas públicas e compartilhamos com nossos pares de outros estados. Um dos pontos que abordamos foi a questão das compras públicas, que é bastante morosa e prejudica a adoção de formas mais céleres de novas tecnologias”.
Ladimir Freitas ainda defendeu a importância de as Prods serem consideradas parcerias estratégicas para os Estados. “Nós temos de auxiliar os governos na condução da transformação digital dos serviços públicos para beneficiar a população”.
Convênio
A Abep-TIC e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) assinaram um acordo, na quinta-feira (8/8), para o desenvolvimento conjunto de novas soluções que beneficiem a população.
O diretor-presidente da Prodemge e vice-presidente de tecnologia da Abep-TIC, Roberto Reis, foi um dos signatários e explicou que “a diretoria da associação assinou um acordo de cooperação para desenvolvimento de soluções tecnológicas e transformação digital”. Pela Serpro, o presidente da instituição, Alexandre Gonçalves de Amorim, foi quem assinou o documento.
Avaliação
O diretor administrativo-financeiro da Prodemge, Gustavo Nogueira, avaliou o evento de forma bastante positiva. “Foi importante para todos nós, que estivemos lá, a oportunidade de trocar experiências com outras prods do Brasil e ver como elas estão avançando na transformação digital em seus estados. Também tivemos, na pauta do encontro, uma reunião com os DAFs (diretores administrativos financeiros)”, concluiu Gustavo.