O superintendente de Soluções de Trânsito e Atendimento ao Cidadão da Prodemge, André Alves, apresentou o projeto Data Lake MG durante o XIII Congresso de Gestão Pública (Consad), realizado entre os dias 20 e 22 de agosto em Brasília (DF). A Prodemge foi selecionada para participar da programação na trilha Ciência de Dados, a partir da inscrição do artigo “Data Lake MG: como Minas Gerais está usando Big Data para tornar o uso de dados mais eficiente e acessível”, escrito em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
O Data Lake MG é o projeto conduzido pela Prodemge para democratizar o acesso a estatísticas e alavancar a gestão orientada a dados no governo mineiro. Seu embrião foi a Base Integrada de Segurança Pública (Bisp), que tornou-se referência nacional e possibilitou a implantação de diversos projetos por meio da integração dos dados. Agora, a Companhia trabalha para evoluir o Data Lake MG, com a inserção de dados das demais entidades e secretarias do estado.
Além de André, estiveram presentes no XIII Consad o diretor técnico da Prodemge, Ladimir Freitas, o superintendente de Sistemas de Segurança Pública, Alexandre Mesquita, e o assessor da Gerência de Sistemas Integrados da Segurança Pública, Felipe Rocha. “Foi uma ótima oportunidade para conhecer cases de outros entes, trocar experiências e pensar em soluções para aprimorar nosso trabalho”, afirma Alexandre.