Companhia mobilizou colaboradores para reunir doações destinadas aos colegas da Procergs, atingidos pelas enchentes no primeiro semestre
A Prodemge recebeu certificado, na terça-feira (8/10), pelos resultados em apoio à Campanha de Ajuda Humanitária ao Rio Grande do Sul, realizada pelo Serviço Social Autônomo (Servas) e o governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG).
O Servas foi parceiro da Prodemge na ação de arrecadação e envio de donativos aos colegas do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) atingidos pelas fortes chuvas no mês de maio.
Diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis destacou o empenho de todos os colaboradores da companhia na mobilização realizada junto ao Servas, que arrecadou 30 toneladas de água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza, vestuário, cama, mesa e banho.
"Acabamos de receber do Servas uma homenagem pela campanha de arrecadação para os colegas da Procergs. Mais uma vez, agradeço a todos os colaboradores da Prodemge pela contribuição e resultados alcançados".
A Campanha SOS Rio Grande do Sul, integrada ao Programa de Proteção Emergencial (PPE) do Servas, contou com o apoio do governo estadual, empresas parceiras e voluntários que se uniram para ajudar a população gaúcha.
Para o vice-governador, Professor Mateus, é fundamental ter o Servas como um braço da sociedade civil trabalhando ao lado do governo.
“Fico feliz porque, nas nossas campanhas sobre os desastres ocorridos em Minas, somos sempre muito bem-sucedidos. A gente consegue, por meio da nossa Defesa Civil e parceria com o Servas, dar resposta a tempo e a modo. E, para conseguir chegar ao Rio Grande do Sul, atuamos não apenas com nossa estrutura pública, mas também com o braço da sociedade civil organizada”, destacou.
Balanço
Durante toda a campanha, o Servas contou com o apoio de 97 empresas e instituições parceiras, além da colaboração da população mineira. As 532 toneladas de doações são compostas por 680 mil itens, que incluem: material de limpeza, higiene pessoal, roupa, colchão, utensílios e ração para animal.
Foram doados 342 mil quilos de alimentos, sendo 268 mil litros de água mineral, além de mais de 15 mil medicamentos. O material arrecadado foi destinado a sete municípios gaúchos, por meio de 16 entidades que trabalharam no apoio às famílias.
Além dos donativos, o Servas anunciou, em agosto deste ano, a destinação de mais de R$ 1 milhão para viabilizar a construção de 70 novas casas para as vítimas das enchentes.
A inciativa foi um esforço conjunto com o Instituto Galo, Instituto Dunga e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).
A presidente do Servas, Christiana Renault, comemorou o resultado do trabalho realizado pela instituição na arrecadação e distribuição das doações enviadas para o Rio Grande do Sul.
“Para nós, foi uma surpresa - e uma surpresa maravilhosa. Quando a gente começou esse esforço, não imaginávamos a que ponto chegaríamos. E, quando passamos de 400 toneladas, quase não acreditei na quantidade arrecadada. E aí conseguimos ainda mais. Felizmente, o resultado foi muito bom”, celebrou.
Com Agência Minas