Tendência já consolidada, cloud-computing é adotada pelo setor público para trazer benefícios à população e gerar economia; aplicativo já conta com 5 milhões de usuários cadastrados
A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) acaba de transferir a hospedagem do aplicativo MGApp para a nuvem. A mudança significa que, a partir de agora, os mais de 5 milhões de usuários já cadastrados - quase um quarto da população do estado – terão ainda mais qualidade tecnológica para acessar os mais de cem serviços on-line disponibilizados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) no aplicativo.
Em constante evolução, o sistema desenvolvido pela Prodemge-MG é um dos primeiros a migrar para a cloud-computing, rede extensa de servidores remotos que armazenam e gerenciam dados, executam aplicativos e fornecem conteúdo e serviços como streaming de vídeo, webmail e software de produtividade de escritório pela internet.
Scrum master da Prodemge, Daniela Maria Avelar de Carvalho trabalha no projeto desde 2020 e explica como a mudança vai afetar o dia a dia dos usuários, na prática. Com a hospedagem em nuvem, haverá uma distribuição mais assertiva entre demanda e servidores.
"O ambiente de nuvem possui o recurso de auto-scaling, que permite adaptar a quantidade de sistemas computacionais de aplicação à demanda, aumentando o número de servidores de TI à medida que a demanda cresce, e diminuindo à medida que o sistema está sendo menos usado", diz Daniela.
Ela aponta ainda que a funcionalidade permite uso mais racional dos recursos computacionais e economia de recursos financeiros para a administração estadual, o que permite melhorias em outros serviços de áreas como saúde e educação.
O MGApp inclui serviços como emissões de certidões e documentos de trânsito, agendamentos de doação de sangue, abertura de solicitação de medicamentos na Farmácia de Minas, para emissão da Carteira Nacional de Identificação e muitos outros.
A tecnologia desenvolvida pela Prodemge promove o acesso a mais de cem serviços públicos, de diferentes órgãos estaduais. E tudo isso na palma da mão, sem que o cidadão precise se deslocar ou perder tempo em atendimento presencial.
Parceria
Para atender à população de um estado tão grande, equipe de especialistas da Prodemge atua em cada novo serviço incorporado ao aplicativo.
Quem comemora a chegada o MGApp à rotina é a estudante Isabela Alves Cordeiro, 16 anos, aluna da Escola Estadual Afonso Pena, no município de Santa Bárbara. Desde o mês de agosto ela deixou o boletim de papel para trás e começou a acompanhar as notas pelo aplicativo do Governo de Minas.
"O uso do aplicativo trouxe uma mudança grande pois acaba facilitando para que os alunos consigam ver a nota em todos os momentos e ajuda quando precisamos fazer matrícula em curso ou escola e não temos o boletim de papel em mãos. Geralmente, temos a atualização das notas em duas semanas após o diário fechar", destaca.
A jovem ainda cita benefícios para além da rotina escolar. "O aplicativo também ajuda na sustentabilidade do nosso planeta. Nós, alunos, sabemos a quantidade de papel deperdiçada em processos escolares e os prejuízos para o meio ambiente".
A scrum master Daniela destaca também que a Prodemge persegue o objetivo de manter as tecnologias do MGApp atualizadas para facilitar o desenvolvimento de novas funcionalidades.
"Com a forte parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), são pensadas novas funcionalidades para facilitar e agilizar a vida do cidadão mineiro. Com isso, mais pessoas acessam o sistema a cada dia", reforça Daniela.
Exemplos
Hoje, o time Prodemge que trabalha no MGApp conta com scrum master, analista de requisitos, arquiteto e quatro desenvolvedores, sendo dois Java/Android, um iOS e um angular (versão web do aplicativo).
Daniela detalha a rotina diária para o desenvolvimento de um dos maiores aplicativos do país. "A quantidade de horas para o desenvolvimento de cada funcionalidade varia bastante de acordo com a complexidade. Nossa meta é sempre entregar uma parte da funcionalidade, que possua valor para o cliente, ao final de cada sprint. Nossas sprints tem duas semanas de duração, em média".
Para ilustrar, ela destaca que a criação das funcionalidades Boletim do Aluno (educação), Emergência MG (segurança pública) e Área do Doador de Sangue (saúde) foram desenvolvidas em uma sprint. "Essas funcionalidades são recentes e contribuíram muito para o aumento do número de usuários".
Já a versão piloto do Transferência de Propriedade de veículos foi desenvolvida em cinco sprints.
Caminho sem volta
Em um mundo cada vez mais digital, a scrum master Daniela descreve a chamada Metodologia Ágil - muito usada por desenvolvedores - como ponto alto de elaboração e execução do projeto.
"Hoje, conseguimos nos organizar para manter o desenvolvimento e manutenção do sistema. Ter um time muito maduro, capacitado e que trabalha junto há muito tempo é outro fator de sucesso".
Importante frisar ainda que o aplicativo está disponível nos sistemas Android (Google Play) e iOs (Apple), além da versão web. Os três possuem praticamente as mesmas funcionalidades, mas a Prodemge desenvolve uma versão para cada uma das plataformas. "Então, cada funcionalidade do MGApp é desenvolvida três vezes, uma para cada plataforma".
Tudo para garantir a melhor navegação para os usuários.
A especialista também aponta evoluções no app em um futuro breve, e sempre. "Podemos esperar sempre novas funcionalidades e benefícios para o cidadão mineiro. Com certeza, um caminho sem volta por ter os principais serviços do Estado na palma da mão".
Saiba mais no glossário:
Arquiteto: Responsável por liderar e coordenar as atividades e os artefatos técnicos no decorrer do projeto.
Java: Linguagem de programação multiplataforma, orientada a objetos, rápida, segura e confiável.
Android: Sistema operacional projetado principalmente para dispositivos eletrônicos móveis (como smartphones e tablets).
IOS: Sistema operacional móvel da Apple Inc.
Angular: framework de código aberto desenvolvido pelo Google, amplamente utilizado por desenvolvedores na construção de sites dinâmicos e aplicativos web interativos.
Sprints: Período de tempo limitado a um mês ou menos, no qual uma versão incremental e usável de um produto é desenvolvida.