Em painel da Inforuso, Prodemge e Seplag-MG destacam iniciativas que já facilitam acesso e agilizam serviços voltados aos cidadãos
Qual será o impacto da Inteligência Artificial (IA) na prestação de serviços públicos?
Em Minas Gerais, a população, que supera os 21,3 milhões de habitantes, já deve experimentar, em breve, benefícios da novidade que vem se tornando realidade em todo o mundo e interessa a todos.
O assunto esteve em debate durante a 41ª edição da Inforuso, encontro do setor de tecnologia com o tema Sociedade Digital: a Era da Inteligência Artificial. O evento reuniu autoridade e especialistas do país em torno de discussões e painéis, na terça-feira (19/11), no P7 Criativo, em Belo Horizonte.O Governo de Minas foi representado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).
O subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag, Rodrigo Diniz, e o presidente da companhia, Roberto Reis, participaram do painel Aplicação da Inteligência Artificial: Casos Práticos de Transformação Digital no Setor Público.
Na prática
O painel estadual apresentou iniciativas já em curso e a forma como a tecnologia vem sendo incorporada para agilizar processos e facilitar o acesso a soluções no atendimento público das mais diversas áreas como educação, saúde, segurança pública e trânsito.
Diniz começou o debate com uma explicação: "Do ponto de vista público, antes de pensar em Inteligência Artificial, devemos pensar na questão da digitalização de serviços. Em 2018, basicamente 48% dos serviços estaduais eram digitais. Atualmente, estamos chegando a 82%”.
O gestor citou exemplos de projetos inovadores, como o Automatiza MG, que utiliza tecnologia e soluções de inteligência artificial para automatizar processos na administração pública, otimizando o trabalho dos servidores públicos.
Implementado em 2023, já conquistou o primeiro lugar no Prêmio Excelência em Competitividade, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) deste ano.
"Na medida do possível, vamos automatizar o máximo de processos, principalmente os de maior interação com o cidadão, para evitar que ele precise sair de casa para acessar um serviço. Exemplo que será anunciado em breve é a Transferência Digital de Veículos", destaca.
Diniz reforça que o projeto da Seplag, com soluções de TI desenvolvidas pela Prodemge, dispensa, na quase totalidade, o deslocamento presencial. "O cidadão terá que sair de casa apenas para fazer a vistoria", adianta.
Na segurança pública, a capacidade de cruzar informações e antecipar comportamentos a partir da junção e análise de dados em Data Lake – a chamada predição -, também configura exemplo de inovação utilizada pelo Governo de Minas.
LegislaçãoPresidente da Prodemge, Roberto Reis reforçou que o uso da IA no serviço público ocorre em conformidade com a legislação, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e está atrelada às políticas do Estado e obrigações orçamentárias.
Nesse sentido, iniciativas em curso pretendem adequar demandas a novas soluções, inclusive às propostas pelo setor privado e em parceria com big techs como Google e Microsoft.
Reis também antecipa a criação do Comitê de Governança de Dados, parceria entre a Seplag e Prodemge. “Isso vai ser fundamental para o correto uso de dados. Falou-se aqui um pouco de ética na IA. Então, esse comitê surge com a proposta de balizar normas”.
Responsável pelo desenvolvimento e gestão de soluções de TI do Estado de Minas Gerais, a Prodemge está à frente de ações, projetos e entregas que viabilizam os serviços digitais.
"Nosso objetivo é aumentar a eficiência do Estado e do trabalho desenvolvido pela Prodemge nos serviços entregues ao cidadão. Então, quando falamos de Inteligência Artificial, uso de dados, automação de processos, isso tudo é para aumentar as entregas para a população", reforça Reis.
A apresentação na Inforuso ocorreu no contexto da Estratégia de Governo Digital 2025, lançada pelo Governo de Minas no início do mês e que prevê diretrizes para a implementação de serviços públicos mais ágeis, acessíveis e inclusivos para o cidadão mineiro.