Balanço das principais ações em 2024 aponta evoluções em pilares internos e reforço de parcerias para a transformação digital de serviços públicos
Este ano levamos transformação digital para a população em áreas como educação (Boletim e Diário digitais), segurança (expansão do Emergência MG), trânsito (Transferência Digital de Veículos), entre outras.
Somos mais de mil profissionais que fazem da Prodemge uma das 250 maiores companhias de tecnologia da informação do país. Juntos, buscamos avanços que prometem reflexos diretos nos serviços públicos do estado, no dia a dia da população.
A Estratégia de Governo Digital definida pelo Governo de Minas, lançada em novembro e válida a partir do próximo ano, chama a atenção para o que virá pela frente.
Não só estabelece diretrizes para o desenvolvimento de serviços e processos mais eficientes para os mineiros por meio de inovação e tecnologia, prevê mais agilidade, inclusão e facilidade de acesso aos serviços públicos, como também confere ainda mais propósito aos projetos desenvolvidos pela Prodemge.
Obrigada por integrar esse time e fazer parte de cada nova solução que desenvolvemos juntos!
Crescimento com sustentabilidade
"Impossível falar dos bons resultados de 2024 sem ressaltar que eles integram e são parte fundamental de esforços internos em governança, transparência e integridade.
A implementação da metodologia de Governança, Riscos e Conformidade (GRC), a instituição do Programa de Integridade e a reestruturação da Assessoria de Governança Corporativa (AGC) refletem em entregas e na evolução da empresa em mais um ano com expectativa de lucro e nova distribuição de dividendos.
Para o público externo, são projetos de destaque o Data Lake, que tem como objetivo democratizar o acesso a estatísticas e alavancar a gestão orientada a dados no governo de Minas; a transferência da hospedagem do aplicativo MGApp para a nuvem; e o investimento em novas parcerias para desenvolver projetos de Inteligência Artificial (IA), entre outras soluções.
Com a definição das Estratégias de Governo Digital, fechamos o ano com uma parceria ainda maior com o Estado de Minas Gerais e uma grande responsabilidade para 2025: ajudar cada vez mais na condução da transformação digital dos serviços públicos".
Roberto Reis, diretor-presidente
Desempenho e resultados
“Entre as principais entregas da Diretoria Administrativa e Financeira (DAF) em 2024, listo projetos que objetivam o desenvolvimento global da Prodemge.
A começar pela definição da missão da Diretoria e suas áreas como importante direcionador da estratégia de cada unidade. Ainda em novembro, aprovamos o orçamento para 2025, incluindo o plano de investimentos. Implantamos o novo Regulamento Interno de Licitações e Contratos (RILC); concluímos o Plano Anual de Compras e demos início ao funcionamento do Comitê de Investimentos Estratégicos.
Destaco ainda a conquista da imunidade tributária recíproca e a implantação da solução GRC, em parceria com a Governança. Na gestão de pessoas, tivemos melhoria acentuada no processo de recrutamento com a admissão de mais de 145 colaboradores; demos início ao programa de gestão de desempenho e resultados.
Demanda antiga, entregamos o projeto arquitetônico e projetos básicos para a licitação da reforma da sede da Prodemge, prevista para iniciar no próximo ano.
Fechamos o ano com uma companhia mais forte, unida, mais estratégica para Minas e os mineiros. E com muitas razões para buscar novas conquistas”.
Tadeu Barreto, diretor administrativo e financeiro
Transformação digital se faz com pessoas
“Quando a atual diretoria assumiu, em 2019, não existia um planejamento estratégico na Prodemge. Hoje, além de lucro e dezenas de prêmios nacionais, nos posicionamos como uma das maiores companhias de tecnologia da informação do país.
Investimos, crescemos em infraestrutura adequada, escalável, moderna. Desenvolvemos projetos inovadores e que facilitam a vida dos mineiros por meio da inclusão digital. Fechamos 2024 com entregas importantes como o novo Diário Escolar Digital (DED+) e a implantação da transferência digital de veículos e da Carteira de Identidade Nacional, entre muitas outras.
Essas novidades integram o portfólio que soma mais de cem serviços públicos do Governo de Minas já digitalizados para o cidadão, 81% do total. E a Prodemge tem tudo a ver com isso. Nossas equipes ágeis e coesas, unidas, têm levado a companhia a ser cada vez mais respeitada em Minas e no Brasil.
Nossa parceria com o Estado já é reconhecida como uma das mais estratégicas para a implementação do projeto de transformação digital dos serviços públicos, o maior desafio e também oportunidade de todos os tempos.
Por meio da nuvem Prodemge e do Data Lake MG, estamos produzindo soluções também para as prefeituras e ajudamos o Estado a se posicionar entre os líderes no Índice de Transparência e Governança Pública.
Sigamos reafirmando nossa importância para Minas e os mineiros, confiantes de que transformação digital se faz com pessoas”.
Ladimir Freitas, diretor técnico