Simade Experience (SX) promove escuta qualificada de demandas únicas e coletivas com foco na evolução contínua da solução que já impacta 1,5 milhão de estudantes mineiros

Mais um passo para a modernização dos sistemas de tecnologia desenvolvidos para a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), com impacto direto na rotina das mais de 3,4 mil escolas e 1,5 milhão de estudantes mineiros.

Por meio do projeto Simade Experience (SX), especialistas em TI da Gerência de Sistemas Especializados em Educação da Prodemge vêm realizando visitas às escolas para mapear e promover melhorias em projetos fundamentais para a rede, como o Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade).

Os principais objetivos são promover a escuta ativa de demandas referentes a este e a outros projetos de inovação e digitalização dos serviços públicos, como Boletim Digital, DED+ e eDOC, e desenvolver melhorias contínuas para atender à área e à população de forma cada vez mais efetiva.

“As visitas seguem um roteiro estruturado, no qual os times Prodemge realizam entrevistas com usuários, observam fluxos de trabalho e identificam desafios enfrentados no dia a dia”, explica o gerente de Educação da companhia, Cassiano Rosa Rodrigues.

As equipes Prodemge e SEE realizam abordagem multidisciplinar na coleta e análise das informações.

Compromisso

O gerente detalha que a criação do Simade Experience surgiu da necessidade de uma equipe especializada na escuta ativa dos usuários e na implementação de melhorias baseadas em dados. “Nosso compromisso é a evolução contínua do sistema”, reforça.

A premissa é entender melhor a experiência dos usuários do Simade para garantir que as melhorias implementadas atendam às demandas reais das escolas.

Assim, as visitas foram estruturadas para coletar feedback diretamente da ponta, por meio da observação do uso do sistema e da interação com gestores, professores e demais usuários.

“As visitas às escolas desempenham papel estratégico nesse contexto, pois permitem identificar e priorizar soluções para as principais dificuldades enfrentadas pelos usuários para que entregas futuras tenham impacto real e positivo na gestão educacional do Estado”.

Agenda

Este ano, o time SX já esteve na E.E. Professor João Câmara, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, e também na Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C, no bairro Serra Verde, além de realizar conversas on-line com usuários do sistema.

“Nas visitas coletamos feedbacks e ouvimos sempre novas demandas, o que confirma a necessidade de buscar entender diferentes realidades. O sistema deve atender à maior diversidade de usuários e de demandas possível”, analisa o gerente da Prodemge.

As escolas visitadas têm perfis, porte e públicos diversificados, incluindo educação especial e Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

Neste mapeamento múltiplo, as visitas realizadas em parceria com a área de Inovação da SEE permitem identificar padrões e tendências que ajudem a definir melhorias com impacto amplo em toda a rede de ensino.

Ao longo deste ano, o SX terá foco na escuta ativa de três prioridades: Atendimento Educacional Especializado (AEE), desenvolvimento de funcionalidades que atendam às demandas da educação inclusiva; Relatórios no sistema, para maior eficiência e clareza no acesso às informações e Avaliações em geral.

Equipe

A criação do SX (Simade Experience) surgiu da necessidade de uma equipe especializada na escuta ativa dos usuários e na implementação de melhorias baseadas em dados.

Os profissionais foram selecionados considerando experiência nas áreas de UX, análise de requisitos e gestão de produtos. Os integrantes da equipe são:

  •  Matheus Silvino de Souza – product manager (PM)
  • Marlon Guilherme Nunes dos Santos – scrum master
  • Natan Domingues Albuquerque – user experience (UX)
  • Paula Gonçalves Chaves – analista de requisitos (PO interno)

Conheça as funções:

Product manager (PM)

O PM é responsável por coordenar e supervisionar o planejamento, execução e entrega dos projetos ou produtos, garantindo que os objetivos definidos sejam alcançados dentro do prazo, orçamento e escopo. Ele atua como facilitador entre as áreas de negócio, stakeholders e a equipe de desenvolvimento, alinhando as expectativas e priorizando entregas de acordo com o impacto e valor para o cliente. Além disso, o PM monitora métricas e resultados, buscando constantemente melhorar os processos e assegurar o sucesso do projeto/produto.

Product owner (PO)

O PO interno desempenha papel fundamental ao atuar como ponte entre as necessidades identificadas nas escolas e a equipe de desenvolvimento. Durante as visitas, ele conduz entrevistas, coleta feedbacks e ajuda a traduzir demandas em requisitos técnicos. Além disso, também realiza conversas e entrevistas com escolas e SREs de forma on-line para facilitar esse contato inicial e para que seja possível o contato direto com mais usuários do Simade. Seu envolvimento no processo garante que as soluções desenvolvidas sejam mais alinhadas às necessidades reais dos usuários, aumentando a eficiência das entregas.

User experience (UX)

O UX é responsável por garantir que os produtos ou sistemas ofereçam a melhor experiência possível para os usuários. Ele realiza pesquisas, entrevistas e testes de usabilidade para entender as necessidades, comportamentos e frustrações dos usuários. Com base nos insights coletados, o UX desenha interfaces intuitivas e funcionais, cria protótipos e guia o desenvolvimento para assegurar que a solução final seja prática, acessível e atenda às expectativas dos usuários, promovendo maior adoção e satisfação com o produto.

Scrum master

É o facilitador do time ágil, responsável por garantir que os princípios e práticas do scrum sejam seguidos. Atua como um líder servidor, promovendo a auto-organização e o desempenho do time, removendo impedimentos que possam dificultar o progresso e assegurando a realização dos rituais do framework, como dailies, reviews, plannings e retrospectivas. Além disso, é o guardião do foco e da transparência, buscando melhorar continuamente os processos e colaborar para a entrega de valor ao produto.

Service Desk

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