Plataforma do Governo de Minas oferece soluções digitais para tramitação de documentos nos municípios mineiros, otimizando processos e gerando economia


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e a Prodemge compartilharam, na quarta-feira (12/2), com novos prefeitos eleitos do país, a experiência do Governo de Minas na implantação do Sei!MG Municípios junto à prefeitura de Timóteo, no Vale do Aço. O Estado fornece para as prefeituras mineiras o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG), utilizado para tramitação digital de documentos. Timóteo foi o primeiro município a aderir.

A apresentação ocorreu durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas do Governo Federal, realizado em Brasília (DF), com o objetivo de reunir os novos gestores eleitos para o mandato de 2025-2028. A Seplag-MG, representada pela diretora Central de Sistemas Corporativos de Planejamento, Orçamento e Administração, Fernanda Mendes, participou da Oficina Processo Eletrônico, ao lado do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), da Prefeitura de Timóteo e da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

Durante o evento, a diretora demonstrou que a implantação do Sei!MG no município de Timóteo trouxe avanços significativos para a gestão pública local, com destaque para a redução de custos. “Em apenas um mês de operação do sistema, o município economizou mais de R$10 mil com a impressão de documentos em papel, além de otimizar o uso de materiais e reduzir o tempo gasto em processos administrativos em mais de 90%”, disse.

De acordo com o prefeito de Timóteo, Capitão Vitor, a meta é que, até o fim deste ano, todos os processos administrativos no município sejam completamente digitalizados, projetando uma economia superior a R$500 mil com a tramitação de 8,5 mil processos.

Praticidade

O Sei!MG Municípios foi lançado pela Seplag-MG em junho de 2024, com o objetivo de oferecer soluções para a digitalização da administração pública. O município de Timóteo foi o primeiro a aderir ao projeto, implantando a plataforma em dezembro de 2024. Outras cidades mineiras já estão adotando o sistema, como Coqueiral, Lavras e Ribeirão das Neves, e mais de 90 municípios manifestaram interesse em implementar a solução.

O supervisor da Prodemge Bruno Gomes Gonçalves destacou outros benefícios importantes da digitalização. “A troca de informações será democratizada, o que diminuirá distâncias e tornará a tramitação de processos entre as cidades mais ágil. Além disso, o Sei!MG promove maior transparência e economia de tempo e recursos para as prefeituras”, explicou.
Tramitação digital

O Sei!MG é utilizado por 75 órgãos e entidades do Governo de Minas e conta com cerca de 120 mil usuários cadastrados, entre servidores estaduais e 270 mil usuários externos, como fornecedores e representantes de prefeituras.

As prefeituras interessadas em aderir ao Sei! Municípios devem preencher um formulário disponível na página oficial do Sei!MG Municípios. A adesão das prefeituras se dá por meio do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), do Governo Federal.

O Sei!MG é coordenado pela Seplag-MG, e a Prodemge é responsável pela instalação e manutenção do sistema para os municípios. A ferramenta foi desenvolvida e cedida gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, sete dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339-1600

(31) 3339-1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com