Da discovery ao delivery, ideação e outras etapas compõem processo de desenvolvimento colaborativo de soluções em TI
Desenvolvimento de um novo produto ou uma solução já existente que precisa de melhorias? Seja qual for o caso, o modelo ágil é aplicado na maioria das soluções entregues pela Prodemge para promover a transformação digital e o acesso da população aos serviços públicos em Minas Gerais.
Formato de trabalho responsável pela transformação nos negócios da companhia desde 2019, o Programa Mentalidade Ágil conduzido pela Diretoria Técnica tem sido fundamental para o desenvolvimento de soluções bem-sucedidas.
Exemplos são o Sistema Argos, que tem como objetivo otimizar a recuperação da dívida ativa do Estado, possibilitando o rastreio de patrimônio dos devedores e de sua rede de vínculos de parentesco e empresariais. Também o Diário Escolar Digital (DED), solução em que professores da rede estadual de ensino fazem o acompanhamento dos alunos em cada turma, registram frequência e nota.
Como funciona
Assessora de Gestão Ágil da Prodemge, Priscila Bellico revela que na companhia o modelo ágil está dividido em duas grandes etapas: o discovery, que é a de descoberta do produto; e o delivery, fases de execução e entrega daquele produto.
O discovery abre uma nova ideia de solução e define o que será produzido e entregue. E é nesta etapa que ocorre a aplicação da técnica ágil conhecida como Ideação.
“Na Ideação, abordamos as ideias e necessidades para aquele produto. Utilizamos técnicas de design thinking (metodologia inovadora de concepção de produtos e serviços, que prioriza as necessidades dos usuários finais) para visualizar o conceito e apresentar uma sugestão mais formatada e priorizada da solução para os nossos clientes”, explica.
Priscila detalha ainda que o resultado desta etapa contempla as necessidades priorizadas da solução, que serão refinadas para a definição da primeira entrega de valor daquele produto.
De acordo com a assessora, no modelo ágil a prioridade é fazer entregas curtas e de valor para os clientes. “A Ideação é um momento em que a solução como um todo pode ser visualizada, mas o objetivo final é definir a primeira entrega deste produto e é um trabalho feito a muitas mãos, 100% colaborativo”.
Há facilitadores que conduzem o momento, profissionais conhecidos como agile masters. Eles desempenham técnicas ágeis no processo que inclui a descoberta do produto, a definição dos participantes, além de habilitar e preparar todo o time que executará aquela solução, inclusive os clientes.
Clientes
Priscila reforça que a participação ativa dos clientes é fator essencial, tanto na ideação quanto durante todo o desenvolvimento do produto.
Profissional fundamental neste processo é o product owner (PO), o “dono do produto”. Ele é o responsável pelos direcionamentos e validações do desenvolvimento da solução.
“Os POs participam ativamente durante toda a definição e desenvolvimento da solução, pois representam as necessidades dos usuários finais que vão, de fato, utilizar aquele produto”, resume Priscila
Neste momento inicial do desenvolvimento de soluções tecnológicas chamado de Ideação, a assessora de gestão ágil destaca a importância de a equipe trabalhar as dores dos clientes, tanto em caso de ajustes em sistemas já existentes quanto em novos produtos.
“Quais são as dores daquele negócio que mais incomodam? Tanto em relação a um sistema ou processo que existe, quanto para novos produtos, conhecendo as principais queixas ou dificuldades dos usuários finais, conseguimos propor uma solução tecnológica que atenda às necessidades de quem de fato irá utilizar àquela solução”, resume Priscila Bellico.