Segunda edição do edital de inovação aberta da Prodemge lançou três desafios para melhorias de processos e serviços públicos; 13 propostas seguem para a próxima etapa.
A Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) encerrou a primeira fase do processo de seleção de empresas de acordo com o edital da segunda edição do programa Trem. Foram selecionadas, nesta fase, 13 empresas de tecnologia. As selecionadas passarão por avaliações pela comissão especial de avaliação e seleção técnica e apresentaram propostas de solução para os três desafios voltados à melhoria dos serviços públicos.
A edição recebeu mais de 80 inscrições, quase o triplo da anterior, que teve 21 inscrições e resultou em duas soluções contratadas.
“Percebemos um aumento expressivo de interessados, tanto de startups quanto de empresas com mais de 20 anos de fundação. Esse interesse foi confirmado também pela audiência do site, pelo volume de e-mails com dúvidas e pela quantidade de inscrições, acima de nossa expectativa”, pontua o analista de inovação da Prodemge, Vinícius Sirineu.
Mercado
Ainda novidade no mercado e viabilizado pelo Marco Legal das Startups, o programa traz uma forma inovadora de contratação de soluções, em que é possível apenas descrever o desafio e receber diferentes propostas. O diferencial está na possibilidade de testar essas soluções antes da contratação definitiva, gerando economia de tempo e recursos.
“Além desses benefícios, a Prodemge foi a primeira instituição pública de Minas Gerais a utilizar o Marco Legal das Startups e uma das pioneiras no Brasil”, registra Vinícius.
O analista destaca que o aumento de inscrições reflete o interesse do mercado no modelo, explorado com pioneirismo pela Prodemge. “Quando
podemos lançar desafios sem perder tempo com longas prospecções ou redações de termos técnicos, o ganho de agilidade no processo licitatório é significativo”, afirma.
A lista completa de empresas selecionadas na primeira fase está disponível na página oficial da Programa TREM (trem.prodemge.gov.br).
A próxima etapa será a fase de refinamento das propostas. As 13 empresas selecionadas participarão de encontros de imersão com os demandantes dos desafios, para esclarecer dúvidas, refinar informações e planejar a elaboração da proposta final e apresentação do pitch.
