Pacientes atendidos pela Unidade Básica de Saúde Morada do Rio, em Santa Luzia, Minas Gerais, são os primeiros beneficiários do sistema de Registro Eletrônico em Saúde (RES), desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) para a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Desde dezembro de 2013, esses pacientes têm seus dados clínicos registrados em um prontuário eletrônico, cujas informações vão compor o serviço de registro eletrônico em saúde (S-RES) e poderão ser acessadas por outras unidades de saúde no Estado.

A iniciativa, inédita no país, vai garantir ao cidadão um cuidado diferenciado no ponto de atenção e evitar interação medicamentosa e procedimentos que o paciente não estaria pronto para receber, como explica o responsável pelo projeto na SES-MG, Rodrigo Queiroga. O S-RES foi criado para atender ao Programa Saúde em Casa, em especial às equipes de Saúde da Família. “Ele tem como foco a atenção primária e ambulatorial, regentes do atendimento ao cidadão. Espera-se, por meio da implantação deste serviço e de ações preventivas e de caráter pró-ativo, reduzir a busca na atenção especializada e hospitalar, otimizando todo o Sistema Único de Saúde e melhorando a qualidade no atendimento, por meio do fornecimento de informações clínicas sumarizadas que propiciem um atendimento mais seguro e direcionado a cada cidadão", explica Queiroga.

Eduardo Lopes, superintendente de Sistemas Sociais da Prodemge, destaca outro ponto positivo do S-RES: “O Estado terá em suas bases de dados todas as informações de saúde da atenção básica, para que possa melhor gerir suas políticas de saúde". Essas informações est&atide;o contidas em um barramento de serviços desenvolvidos pela Prodemge, que segue os padrões determinados pela norma internacional ISO 13.606. Isso garante a interoperabilidade de sistemas de saúde de qualquer nível e de qualquer esfera de Poder. “Essa é a grande inovação do nosso projeto”, elogia Queiroga.

Além dos metadados definidos pela ISO 13.606, a Prodemge utilizou as tecnologias jCompany e Jboss e o Portal Corporativo de Segurança, o que tornou o S-RES um projeto especial. “Foi um grande desafio, que exigiu bastante conhecimento da equipe para seu desenvolvimento”, conta Lopes.

A experiência piloto bem-sucedida em Santa Luzia recebeu elogios. Para Salime Hadad, técnico superior de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, "o sistema trará muitos benefícios para a população e está no caminho das grandes evoluções tecnológicas de nossa atualidade".

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com