• MG Digital

Os veículos autodirigíveis ou autônomos (VAs) são uma das tecnologias mais potencialmente disruptivas e promissoras da atualidade. Tudo indica que a próxima década será dos veículos autônomos: carros, caminhões, drones, aviões e outros. Em parte, eles já são uma realidade. Identificam-se vários projetos simultâneos pelo mundo com excelentes resultados. Todos utilizando tecnologias no Estado da Arte como Visão Computacional, Automação e Robótica, Computação de Alto Desempenho, Otimização Computacional, Inteligência Artificial, IOT, dentre outras. Mas vários desses projetos ainda enfrentam desafios tecnológicos e sociais.

O principal objetivo do “Programa” do veículo autônomo mineiro (VAM) é trazer para Minas Gerais as várias tecnologias embarcadas e já presentes nos veículos autodirigíveis pelo mundo.

Em um primeiro momento, o programa busca aproximação e parceria com as várias instituições que poderão colaborar no desenvolvimento e implantação dessas tecnologias. Existem várias instituições públicas e privadas mineiras, nacionais e internacionais que podem colaborar diretamente com o desenvolvimento dos veículos autodirigíveis em Minas Gerais. A Prodemge já está em contato com alguns interessados.

Em um segundo momento, todos os interessados, incluindo a Prodemge, desenharão uma proposta para o programa, contendo vários projetos para o desenvolvimento e/ou a internalização dessas tecnologias no território mineiro. Pretende-se, também, discutir a possibilidade de que os veículos autônomos sejam também elétricos. Outra ideia a ser discutida é a possibilidade de contextualizar o projeto dentro dos problemas de mobilidade da Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG), desenvolvendo um projeto piloto que resolva os problemas de deslocamento dentro da CAMG. Assim, nascerá um programa envolvendo várias instituições que conduzirão diferentes projetos.

Desenhado e especificado o programa, o terceiro momento englobará o desenvolvimento, os testes e a homologação, pelos diferentes atores e instituições, das tecnologias necessárias envolvidas. É nessa fase que acontecerá também a integração e a consolidação de todas elas.

O quarto momento será a implantação da solução, contextualizada na Cidade Administrativa, como parte da solução de mobilidade para os funcionários do Estado e seus visitantes.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com