Aconteceu a tragédia. E agora, como podemos ajudar? Pensando nesses momentos, e ainda sob os efeitos do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, surgiu a ideia de desenvolver uma solução para gestão de catástrofes, crises ou campanhas que necessitem da mobilização da sociedade civil.
Essa solução, denominada Mobiliza Minas, propõe-se a atender de forma integrada as necessidades dos diversos órgãos responsáveis por atuar em momentos de crise no Estado, como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Policia Militar. A solução contemplará ainda um cadastro de voluntários e doadores especiais (grandes volumes de doações e equipamentos especializados); e a divulgação de boletins oficiais do governo e de informações sobre as necessidades de doações e mobilização da sociedade.
A ideia é centralizar e possibilitar o compartilhamento do uso das informações para gestão de um evento crítico ou não, com o intuito de garantir a eficiência nos serviços prestados pelo Governo de Minas Gerais à população. Assim, pode-se agilizar o socorro às vítimas, organizar a mobilização da sociedade civil, trazer amparo para as famílias das vítimas, esclarecer os fatos de forma eficiente, e apoiar a tomada de decisão das forças responsáveis em atuar nos eventos.
A solução será disponibilizada para a população por meio do aplicativo MGapp e outras plataformas. A ideia é que ela também seja o canal de informações consolidadas do governo durante os eventos de crise, tornando-se fonte de referência para a população.
O escopo definido também permite que a ferramenta seja utilizada pelo governo para organização de campanhas de interesse público (exemplos: mutirão contra a dengue, campanhas de vacinação, situações de calamidade pública, dentre outras).
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