A Prodemge comemora, no dia de 19 de dezembro, 40 anos de sua criação. Ao longo desses anos apoiando as ações estratégicas da administração pública, a Prodemge tem marcado sua atuação pela inovação tecnológica e busca de soluções mais adequadas para as características estruturais e capacidade financeira de seus clientes.

A consolidação dos sistemas corporativos do Estado pode ser considerada um marco dessa história: as ações estratégicas do Governo e a viabilização dos projetos estruturadores da atual gestão estão profundamente apoiados em sistemas e soluções de tecnologia da informação e comunicação. Da mesma forma, essas tecnologias foram importantes ferramentas para a realização do choque de gestão.

Alguns fatos são marcantes na nossa história: com foco permanente na evolução da tecnologia da informação, a Prodemge foi a primeira empresa da América Latina e uma das primeiras do mundo a criar e operar uma rede de comunicação de dados via satélite, no fim de 1990. A antena master ficava na sede da empresa, em Belo Horizonte, estabelecendo a comunicação com as antenas secundárias instaladas em vários pontos do Estado, inaugurando a rede estadual de comunicação de dados que hoje interliga mais de 300 municípios em Minas.

Sintonizada com o crescimento do uso da internet e das operações comerciais pela rede, desde 2006 a Prodemge é Autoridade Certificadora dentro das diretrizes do ICP-Brasil, apta a emitir certificados dentro de padrões internacionais estabelecidos pelo ITI, atendendo as necessidades da administração pública e também a demanda da iniciativa privada e pessoas físicas.

Vale lembrar que a infra-estrutura tecnológica e capacitação técnica da Prodemge fizeram dela a empresa responsável também pelo processamento das operações dos bancos e instituições financeiras mineiras durante quatro anos: a Caixa Econômica Estadual (Minascaixa), Bemge e Credireal.

Essa linha de inovação e sintonia com os projetos do Governo orienta o futuro da empresa. As perspectivas para o direcionamento das ações da Prodemge nos próximos anos estão sendo construídas por meio do seu planejamento estratégico, construído de forma participativa com contribuições de todos os funcionários e fundamentado nos projetos do Governo. A valorização e capacitação dos funcionários é um dos principais pilares para suporte às ações previstas.


História

A primeira iniciativa do governo estadual para a reforma e modernização dos seus processos administrativos e adoção de recursos computacionais foi a assinatura de convênio com a UFMG, em 1966. O objetivo era promover a melhoria dos padrões de eficiência dos serviços, melhorar a produtividade do instrumental tributário e fomentar o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.

Em 1967, a Lei nº 4.691, de 19 de dezembro de 1967, determinou a criação do Cepro (Centro de Processamento de Dados), vinculado à Secretaria da Fazenda, que se transformou no Etra (Escritório Técnico de Racionalização Administrativa) e posteriormente na Prodemge - Companhia de Processamento de Dados do Estado de Minas Gerais. A evolução tecnológica e dos processos de gestão exigiu a adequação da sua razão social, que em 2004 passou a ser Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais.

Em Minas e no Brasil, a Prodemge atua como protagonista dessa história, balizada pelo investimento dos clientes na modernização de sua infra-estrutura tecnológica, na revisão de seus processos e no atendimento às demandas de diversos segmentos de público.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com