As capacitações relacionadas ao tema Business Intelligence e, mais especificamente, aos armazéns de informações, desenvolvidos pela Prodemge para os diversos órgãos da administração pública do Estado, tiveram um crescimento significativo ao longo de 2007.


Os números comprovam o fato, tendo a Universidade Corporativa Prodemge contabilizado, até meados de dezembro, o total de 483 pessoas capacitadas na ferramenta OLAP de extração de dados Business Objects (BO) e nos mais diversos armazéns de informações (Data Warehouse – DW) em utilização em Minas Gerais.

“O Estado está incorporando a cultura de utilização da informação gerencial e isso tem claramente feito crescer a demanda por novos assuntos em armazéns já desenvolvidos, novos armazéns e, naturalmente, em capacitação na tecnologia de DW”, explica o gerente de Desenvolvimento de Sistemas Especializados, Allan Coimbra. Ele revela que, ao longo de 2007, foram desenvolvidos novos módulos para os armazéns corporativos do Siafi, Sisap e Siad, assim como novos módulos para o Armazém Sids (Defesa Social), além dos novos armazéns Sigplan (Orçamento e Planejamento), Sisor (Orçamento), Seapa (Agronegócio) e Custo-Preso (Defesa Social).

60 turmas capacitadas nesse ano
Com todo esse crescimento na utilização da tecnologia no Estado, a Universidade Corporativa Prodemge capacitou em 2007 cerca de 60 turmas, totalizando exatas 984 horas aula em BO e armazém de informações. Para facilitar o planejamento das atividades de capacitação em BO e DW, a UCP desenvolveu um calendário que foi utilizado ao longo de 2007. Nos mesmos moldes, já está preparado o calendário para 2008.

A primeira etapa da capacitação é feita na ferramenta BO. Concluída, os alunos partem então para a etapa de conhecimento do armazém especifico, de acordo com a demanda de cada órgão ou secretaria. As aulas acontecem sempre na sala de capacitação da sede da Prodemge, onde os alunos podem exercitar a construção de relatórios, a geração de tabelas e gráficos e a extração de informações contextualizadas para decisão gerencial.

“Durante o curso, os alunos se surpreendem com a ferramenta, suas nuances e todo o potencial que ela oferece”, explica o tutor de BO Daniel Póvoa. Com isso, assegura Allan Coimbra, “a tendência é que cada vez mais seja internalizado o uso da tecnologia por parte da administração pública”. Segundo Allan, há um movimento forte de aumento da demanda por informações estratégicas, de apoio à decisão, no Estado. “É uma visão que o mercado privado já possui há tempo e que o Estado agora mostra ter aderido fortemente”, diz, revelando que a demanda de desenvolvimento de data warehouses para 2008 é enorme. Além disso, Allan explica que o Estado já se mostra sensibilizado para a atuação com os indicadores de performance, segundo ele, “uma das evoluções do Business Intelligence”.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com