Autoridades Certificadoras se unem para disseminar Certificação Digital entre micro e pequenas empresas

A Prodemge esteve presente na cerimônia realizada no dia 8/7, em Brasília (DF), quando foi lançado o e-CPF Simples, certificado digital voltado para micro e pequenas empresas brasileiras. Este é o principal resultado já alcançado pelo Programa Nacional de Disseminação da Certificação Digital, criado em ação conjunta das Autoridades Certificadoras, Receita Federal, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Sebrae, Conselho Federal de Contabilidade e Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

O objetivo do Programa é promover a inclusão digital de empresários de micro e pequenas empresas de todo o país. Com o e-CPF Simples, que garante a autenticidade e a integridade na comunicação corporativa pela internet, eles poderão comprovar sua identidade no meio virtual, realizar transações comerciais e financeiras com validade jurídica e trocar mensagens eletrônicas com total segurança, sigilo e agilidade, dispensando o uso de documentos físicos. O e-CPF Simples também permitirá às empresas comprar e vender pela internet, participar de pregões eletrônicos, fornecer ao Estado, fechar negócios e contratos de câmbio, contribuindo para sua competitividade no mercado.

O e-CPF Simples começará a ser comercializado ao preço de R$ 155,00, exclusivamente para as micro e pequenas empresas. O certificado será do tipo A3, com validade de um ano, e armazenado em um token criptográfico. A meta é atingir 3,5 milhões de empresas no Brasil, nos próximos três anos. A gerente Jacira dos Reis, responsável pela AC Prodemge, ressalta que essa meta representa um grande desafio para as Autoridades Certificadoras do Brasil, que precisam se preparar para atender a grande demanda que ela representa.

Certificação Digital

A Certificação Digital está conquistando um espaço cada vez maior no mercado. Hoje, já são mais de 45 aplicações e serviços que utilizam a tecnologia para proporcionar maior segurança no mundo virtual, desburocratizar processos, reduzir as exigências formais e contribuir para a redução dos custos operacionais.

Segundo o consultor de TI da Prodemge Fernando Braga, a utilização de certificados digitais precisa vencer diversas barreiras para ser plenamente aceito nas transações eletrônicas: “O e-CPF Simples representa um grande passo na redução dos custos do certificado digital, uma dessas barreiras, e proporcionará maior agilidade e simplicidade dos processos”.

A gerente de Negócios de Defesa Social da Prodemge, Ivanise Lopes, destaca a importância da certificação digital também para os processos da administração pública, principalmente aqueles que envolvem assinaturas digitais de autoridades, como é o caso do projeto PCnet. “Considero esse ato um passo a mais para a consolidação de novos padrões de cidadania relacionados ao uso da tecnologia da informação”.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com