A revista Fonte, publicação especializada em TI da Prodemge, recebeu a classificação “A Local”, nas áreas de avaliação Engenharias II e Interdisciplinar, do Qualis Capes, que é o processo de qualificação dos veículos e anais utilizados pelos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) para divulgação do trabalho científico de seus professores e alunos. São três categorias de qualidade – A (alta), B (média) ou C (baixa) – e três de âmbito de circulação – local, nacional e internacional.


O Qualis foi concebido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, e é utilizado pelo Capes para fundamentar o processo de avaliação do Sistema Nacional de Pós-graduação. As informações em que se baseia a classificação são fornecidas pelos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior de todo o país e ratificadas por representantes das áreas de avaliação. O Qualis é atualizado anualmente, com a inclusão de novos veículos e a reclassificação daqueles já classificados.

Como uma significativa parte dos acadêmicos que publicam artigos na Revista Fonte é de outros estados do país, a perspectiva é de que a Revista seja, em breve, reclassificada em nível nacional, o que lhe conferirá ainda maior credibilidade e visibilidade.

Lançada em dezembro de 2004 e preparando a sua oitava edição – “Tecnologia e Educação” – a revista Fonte tem tiragem de quatro mil exemplares, que são distribuídos gratuitamente, em âmbito nacional, para dirigentes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Também é distribuída para dirigentes e analistas de informática de entidades públicas e privadas, além da imprensa especializada e da comunidade acadêmica. A publicação possui ISSN, contando também com a chancela da Aberje, o que lhe confere um selo de qualidade.

O Conselho Editorial da revista é composto pelo vice-governador Antonio Augusto Junho Anastasia; pela presidente da Prodemge, Isabel Pereira de Souza; os professores Márcio Luiz Bunte de Carvalho (UFMG) e Gustavo da Gama Torres (Pucminas); o diretor da Fapemig, Paulo Kleber Duarte Pereira; o diretor da Previminas, Maurício Azeredo Dias Costa; o presidente do Icam, Amílcar Vianna Martins Filho; e o diretor da Assespro-MG, Márcos Brafman.

Em seu quadro de colaboradores, a revista Fonte conta com pesquisadores e profissionais de renome nacional e internacional, como os especialistas em BI Ralph Kimball e Carlos Barbieri; o “pai da internet”, Vinton Cerf; Richard Stallman (Free Software Foundation); o especialista em usabilidade de sistemas e sites, Jakob Nielsen; o consultor Kevin Mitnick; e os professores Ronaldo Lemos (FGV), João Antonio Zuffo (USP), Márcio Bunte (UFMG), Rubens Queiroz (Unicamp), Eleri Cardoso (Unicamp), Pollyana Ferrari (PUC-SP) e Cláudia Gianetti (Mecad / Barcelona). Também colaboraram com a revista a secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas, Renata Vilhena, o advogado-geral do Estado, Bonifácio Andrada, e executivos da área de TI e Telecomunicações, como John Wen, Otávio Azevedo, César Taurion e Roberto Prado.

A versão eletrônica da revista está no endereço www.prodemge.gov.br/revistafonte.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com