Foi lançado na manhã de quarta-feira (06/01), no Palácio da Liberdade, o MG app, um aplicativo para smartphones que dá acesso ao cidadão a diversos serviços públicos estaduais. Com um formato simples, ágil e moderno, a iniciativa leva à população do Estado um canal integrado de comunicação que facilita a solução de problemas e a busca por informações.

MGapp governadorDesenvolvido pela Prodemge, o MG app reúne tanto os serviços que não eram prestados pelo Governo por meio de smartphones, como alguns que já estavam disponíveis, porém em aplicativos dispersos. A centralização permite mais agilidade na prestação dos serviços e facilita o acesso por parte do cidadão.

“Essa é uma ferramenta nova, extremamente útil e poderosa. Estamos em um caminho que aponta para um futuro no qual teremos o Governo de Minas totalmente integrado”, afirmou o governador Fernando Pimentel durante o lançamento do aplicativo. Ele agradeceu a todos os envolvidos nesse projeto, em especial aos empregados da Prodemge e completou: “com o MG app, temos um governo ainda mais aberto e participativo, um governo atuante, exatamente do jeito que a gente imagina que ele deve ser”, declarou.

O aplicativo foi construído baseado em três pilares: serviços, informação e engajamento. Pesquisas qualitativas com usuários, realizadas por meio da Secretaria de Estado de Governo, validaram esse conceito, avaliaram a expectativa dos usuários em relação aos serviços ofertados e subsidiaram a definição da usabilidade e da arquitetura do aplicativo.

 

Mais serviços

O MG app já conta com uma série de serviços a exemplo da Cemig, Copasa e Detran. “De quatro em quatro meses, lançaremos uma nova versão do aplicativo com mais serviços disponíveis”, explica o presidente da Prodemge, Paulo Moura. Moura cita como exemplo, a ocorrência de um acidente de trânsito: “o cidadão que se envolver em um acidente poderá, em breve, fazer o boletim de ocorrência no próprio local, fotografando os veículos, os documentos dos envolvidos, enviando um BO completo para a Polícia Civil”.

mgappO aplicativo também terá a solução Pontos de Minas, que mostrará informações georreferenciadas das escolas estaduais, postos policiais, pronto-socorros e hospitais – e sobre os quais o cidadão poderá avaliar e fazer comentários. Outra funcionalidade será o Fale Aqui, por meio da qual o cidadão poderá mandar uma mensagem ao governo. Toda manifestação gerará um protocolo, que poderá ser acompanhado pela Seplag. O MG App também mandará a resposta pelo próprio aplicativo e o usuário poderá avaliar a resposta.

Paulo Moura ressalta que o MG app é um produto criado e desenvolvido pela Prodemge, destacando que nenhum estado brasileiro possui um projeto tão completo como esse. “É com orgulho que apresentamos o aplicativo, o primeiro de muitos outros que a Prodemge irá desenvolver, marcando o alto uso da tecnologia para servir o cidadão”.

O MG app foi desenvolvido pela Prodemge nas três plataformas: Windows, Android e iOS. Foram três projetos paralelos, com códigos totalmente independentes, para garantir maior robustez e eficiência do aplicativo. A única coisa que eles têm em comum é que consomem serviços do mesmo local. Para centralizar todas as funcionalidades e serviços do MG app, a Prodemge utilizou um aplicativo Java. Mesmo que em um primeiro momento sejam oferecidos somente serviços, a tecnologia já possibilitará o registro, a coleta de dados e a geração de estatística e, futuramente, indicadores. O aplicativo foi construído com capacidade para 300 requisições simultâneas.

 

O secretário Helvécio Magalhães e o gerente Renan RibeiroProdemge: gestora de tecnologia no Estado

O trabalho para criação do MG app foi feito em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão - Seplag. Durante o evento de lançamento do aplicativo, o secretário Helvécio Magalhães ressaltou que o MG app amplia em muito a transparência do Governo, na medida em que aproxima o cidadão do Governo e permite sua participação. “O que estamos fazendo é avançar sempre, utilizando o que o mundo da tecnologia nos permite para servir a população e reorientar as ações de Governo”, explicou o secretário. 

O gerente de Construção Web e Mobile da Prodemge, Renan Ribeiro, apresentou o aplicativo para toda a imprensa e os demais presentes. “Mais do que um simples aplicativo, estamos lançando hoje um importante canal entre o Governo e o cidadão. Com o MG app temos a prestação de serviços, a entrega de informações e a possibilidade de participação do cidadão, ou seja, seu maior engajamento”, explicou Renan.

Segundo ele, o MG app irá, a médio prazo, inverter a lógica de relacionamento entre Governo e cidadão: “Ao invés de ficar parado em filas enormes, esperando atendimento de algum órgão, o cidadão será acionado por ele, através de sua caixa postal notificadora, recebendo avisos, com antecedência, da necessidade de renovação de um documento, ou de pagamento de alguma taxa”, assegura.

A princípio, o MG app está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Para baixá-lo, basta acessar as lojas dos aplicativos.

Android

iOS

Confira os serviços disponíveis nessa versão do MG app:

 

Ouça um trecho da entrevista coletiva do governador Fernando Pimentel no lançamento do MG app, no Palácio da Liberdade, em 06/01/2016.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com