Corporação amplia sistema de GPRS/GPS e computadores de bordo

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) apresentou sexta-feira (24), na sede do Comando Geral, em Belo Horizonte, os equipamentos que passarão a integrar o projeto de modernização e ampliação do sistema de GPRS/GPS e computadores de bordo da frota da instituição. O CBMMG é o primeiro órgão de segurança no país a utilizar a tecnologia que permite o monitoramento de ocorrências em tempo real por imagens e sons, o que torna o atendimento mais eficiente e diminui o tempo de resposta. Os primeiros 50 equipamentos já estão sendo utilizados na capital, em unidades de resgate, viatura de combate a incêndio e de salvamento. O prazo de instalação do equipamento em toda a frota da Corporação é em 2010.

A meta é promover a utilização de recursos de comunicações de voz e dados, assegurando a expansão e modernização de todas as viaturas, determinando o total aproveitamento dos investimentos já realizados pela Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds). O secretário de Estado de Defesa Social em exercício, Moacyr Lobato Campos Filho, ressaltou que a ação faz parte de um dos mais importantes projetos de política de segurança pública – o da integração dos órgãos de defesa social – com investimentos da ordem de R$ 200 milhões ao ano. Esse projeto busca compartilhar ações e informações entre as instituições de segurança pública – Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.

Durante a solenidade, o comandante-geral do CBMMG, coronel Gilvam Almeida Sá, disse que a tecnologia tem mais valor quando agregada aos recursos humanos, que são capacitados da melhor maneira para atender às demandas. Posteriormente, foi realizada uma simulação ao vivo da utilização do computador de bordo, que permite comunicação on-line com todo o Sistema Integrado de Defesa Social (Sids).

De acordo com a superintendente de Integração do (Sids), Geórgia Ribeiro Rocha, “o Governo de Minas está investindo maciçamente no uso de tecnologias e ferramentas de gestão para propiciar uma maior integração do trabalho das instituições de segurança pública”. A superintendente explicou que o sistema instalado nas viaturas do CBMMG permite maior racionalidade no empenho dos recursos para atendimentos de emergência e um gerenciamento maior do trabalho e, conseqüentemente, uma prestação de serviço de maior qualidade.

Funcionamento

Com o sistema, no momento em que a guarnição é acionada para uma ocorrência em qualquer local onde se tem cobertura do Corpo de Bombeiros, a central tem a possibilidade de localizar a viatura mais próxima para ser encaminhada. Com a primeira equipe no local, outros carros podem ser orientados do melhor trajeto para prestar auxílio. Com o serviço on-line, as equipes de apoio podem auxiliar as que estão nas ruas com mais facilidade. “Esses sistemas vão representar, num primeiro momento, maior agilidade no nosso atendimento às ocorrências e é isso que estamos buscando, a diminuição no tempo de resposta e diminuição de custos, ou seja, alocação dos recursos logísticos para o atendimento às demandas do Corpo de Bombeiros, que com certeza vão ser mais eficientes”, garante o diretor de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros, coronel Hermes Antônio Pereira.

O investimento inicial com os equipamentos é de R$ 500 mil por ano, com 50 viaturas e equipamentos locados. Segundo o coronel Hermes, espera-se na expansão a busca de meios, recursos e projetos mais baratos. A previsão de ampliação é a partir de 2009, quando mais 100 viaturas equipadas circularão em Belo Horizonte e em algumas cidades do interior. Até 2010, a expectativa é atingir todo o Estado.

O monitoramento de frota com o GPRS – General Packet Radio Service (Pacote de Serviços de Rádio Geral) – traz informações das viaturas, como a quilometragem e desvios de rotas. Gera a diminuição do tempo de resposta, pois a localização da ocorrência em relação à viatura possibilita o acesso mais curto e rápido. Com o computador de bordo, os integrantes da guarnição têm acesso aos outros sistemas da Seds e outras páginas da internet de suporte técnico, como produtos perigosos e mapas rodoviários. Com a webcam na viatura e em capacetes, é realizada a transmissão ao vivo de imagem e som do atendimento, garantindo controle de qualidade na prestação de serviços.

Fonte: Minas Gerais, de 25/10/2008

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