A verificação de assinaturas digitais em arquivos no formato PDF (especificamente aqueles que possuam o padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil) está agora mais simples para os usuários de certificados digitais emitidos pela Prodemge.
No início de janeiro, graças a um acordo de cooperação entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e a Adobe, foi feita a inclusão do certificado da Autoridade Certificadora Raiz – AC-Raiz da ICP-Brasil, nos repositórios da Adobe. Com essa iniciativa, o certificado da AC-Raiz passa a ser distribuído com todo Acrobat Reader, como já acontece atualmente com os navegadores Internet Explorer.
Dessa forma, qualquer documento assinado no formato PDF e aberto no Acrobat Reader poderá ser validado automaticamente, ou seja, o sistema vai verificar a consistência da assinatura e apontar se a assinatura é válida ou não, sem a necessidade de instalação de outros aplicativos ou programas.
Para os usuários dos certificados emitidos pela AC Prodemge, que tenham o padrão ICP-Brasil, essa atualização trará o benefício de tornar a verificação da autenticidade das assinaturas mais prática, facilitando bastante o uso do certificado digital.
Informações sobre aquisição de certificados digitais estão disponíveis no site da Certificação Digital da Prodemge.