Três projetos desenvolvidos na Prodemge estão entre os vinte finalistas do prêmio e-Gov, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A premiação acontece durante o 40° Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop), que será realizado nos dias 19, 20 e 21 de setembro em Gramado, Rio Grande do Sul.
Um dos projetos desenvolvidos pela Prodemge, e escalado como finalista no prêmio e-Gov é o módulo Laudos Periciais Digitais. O projeto é uma solução que provê a Polícia Civil de Minas Gerais e institutos criminalísticos correlatos de uma gestão integrada e laudos em plataforma web.
A Prodemge concorre também com o Infoscip, que foi desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O projeto é uma solução de gerenciamento dos processos para atender a lei estadual 14.130, de 2001, que estabelece a obrigatoriedade de instalação de projetos de prevenção e combate a incêndio e pânico nos prédios nas edificações do Estado de Minas Gerais.
Já o projeto de Rede IP Multisserviços dota a administração pública em Minas Gerais de uma estrutura moderna, interativa e padronizada de comunicação de dados, voz e vídeo, que permite a integração de diversos serviços e informações.
O prêmio foi criado em 2002 e tem como o objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas, assim como divulgar as iniciativas que visem a modernizar a gestão pública em benefício do cidadão. Nesse ano, nove projetos vencedores serão anunciados durante o Secop.
O evento é realizado pela Abep em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Companhia de Processamento do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). O tema este ano é “Dados abertos: uma (R)evolução do e-Gov”.