O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Prodemge realizaram no dia 8 de abril a etapa Belo Horizonte do 8º CertForum – Fórum de Certificação Digital. O objetivo do evento – que prevê etapas em outras quatro capitais - é a disseminação de informações sobre o uso e aplicações da tecnologia de certificação digital e dos benefícios que pode agregar à vida do cidadão. Os participantes lotaram o auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) interessados em conhecer as principais aplicações que utilizam a tecnologia nas esferas municipal, estadual e federal.

Na abertura do evento, o diretor de Negócios da Prodemge, Nathan Lerman, falou sobre a preocupação em desenvolver soluções cada vez mais aderentes para o cidadão e para a administração pública, e citou o projeto de gestão documental (Siged), desenvolvido para a nova sede do governo mineiro a fim de reduzir a tramitação de papéis, no qual a certificação digital é parte fundamental. Presentes ainda o subsecretário de Inovação e Inclusão Digital da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vicente Gamarano; o gerente do Departamento de Desenvolvimento Organizacional e Tecnologia da Informação do BDMG, João Edson Vaz Lopes; e o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos Machado.

Durante o dia, temas como a certificação digital nas ações de governo, nos trâmites contábil e fiscal e nos sistemas jurídico e cartorial, e as possibilidades de uso do registro de identidade civil (RIC) foram tratados por representantes do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Federação Brasileira de Bancos, do Tribunal Superior Eleitoral, da Receita Federal do Brasil, da Prefeitura de Belo Horizonte, da Secretaria de Estado de Fazenda, da Associação dos Notários e Registradores do Brasil e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Etapas regionais

A proposta do ITI, ao realizar etapas regionais do CertForum, é customizar o conteúdo do evento à realidade de cada localidade, atendendo necessidades específicas de seus usuários e dos interessados na tecnologia. Outras capitais que receberão o CertForum este ano são o Rio de Janeiro (6/5), Recife (20/5), Brasília (9 a 11/6) e São Paulo (24/6).

A Prodemge é Autoridade Certificadora e de Registro de Minas Gerais, dentro dos padrões ICP-Brasil. Além do uso nas transações fiscais via internet, o certificado digital da Prodemge garante agilidade, redução de custos e segurança em uma série de outras aplicações, como transações pelo site da Receita Federal do Brasil, Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e e-mails e documentos.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com